Mecânica: Conservação e Unidades de Energia; Energia Mecânica


Unidades de energia

A palavra energia é usada diariamente por todas as pessoas em inúmeras situações, mas nem sempre o seu uso é feito da maneira correta. Isso porque, de fato, a energia faz parte do cotidiano em diferentes momentos. A verdade é que ela está presente em todos os lugares (até mesmo nos mais distantes a energia chega de alguma forma) e tem grande participação no progresso que se tem hoje em dia. Assim, a energia está sempre em constante transformação e o seu uso relacionado sempre com a capacidade de realizar alguma tarefa.

Existem diferentes tipos de energia: energia solar, energia elétrica, energia química, energia luminosa, energia mecânica, entre outras tantas.

Unidades de Energia

Como foi dito, a energia está sempre associada à capacidade de realizar um determinado trabalho, portanto, pode-se tratar a energia como uma grandeza escalar. Isto é, a energia deve ser medida com a mesma unidade com que se mede um trabalho, de acordo com o Sistema Internacional: o joule.

No entanto, existem outras unidades de energia, além do Sistema Internacional. O que é importante saber é que a energia se transforma, por exemplo: a energia elétrica se transforma em energia térmica, entre outros vários casos de transformação de energia. Sabendo disso, vale ressaltar que, dessa forma, a energia não se perde. Ou seja, ela se transforma, muda de um tipo para outro, mas se conserva, e é justamente aí que entra o estudo de Conservação de Energia, que diz respeito às formas em que a energia pode ser adquirida.

Energia Mecânica

A energia mecânica é a que permite que um corpo esteja em movimento, ou ainda, que entre em movimento. Por isso, a energia mecânica está sempre relacionada com a ideia de velocidade.

Esse tipo de energia se apresente de duas formas: cinética ou potencial, e a soma dessas duas é o que determina o valor da energia mecânica.