Medidas de Volume

Física,

Medidas de Volume

Podemos afirmar que o volume de um determinado corpo é caracterizado pela quantidade de espaço que ele ocupa ou pela competência que esse corpo tem para suportar qualquer tipo de substância. Logo, entendemos que as medidas de volume possuem importância bastante significativa no que diz respeito às capacidades dos sólidos.

A partir do SI, ou Sistema internacional, as medidas de volume são baseadas em unidades de tamanhos cúbicos como, por exemplo, mm³ (milímetros cúbicos), dm³ (decímetros cúbicos), dam³ (decâmetros cúbicos), km³ (quilômetros cúbicos), hm³ (hectômetros cúbicos), m³ (metros cúbicos), cm³ (centímetros cúbicos) e por aí vai.

Volume

Figuras espaciais como o prisma, o cubo, o cilindro, a pirâmide, o paralelepípedo, o cone são constituídos por volume. Portanto, o cálculo feito com relação à capacidade desses objetos é por meio da multiplicação das áreas da base com a sua altura. Normalmente, se utiliza a unidade de volume a partir das dimensões do corpo. Confira abaixo as unidades de volume, de acordo com o SI.

• Quilômetros cúbicos (km³) = km X km X km;
• Hectômetros cúbicos (hm³) = hm X hm X hm;
• Decâmetros cúbicos (dam³) = dam X dam X dam;
• Metros cúbicos (m³) = m X m X m;
• Decímetro cúbico (dm³) = dm X dm X dm;
• Centímetro cúbico (cm³) = cm X cm X cm;
• Milímetro cúbico (mm³) = mm X mm X mm.

Conforme o Sistema Internacional, a unidade modelo no que se refere às medidas de volume é o metro cúbico. Então, assim como o metro linear é caracterizado pelo comprimento e o metro quadrado é representado pelo comprimento X largura, podemos associar o metro cúbico às dimensões de altura X comprimento X largura. As unidades de metro cúbico, quando transformadas, são feitas dessa forma:

• Transformação de 20 km³ para m³ = 20 x 1000 x 1000 x 1000 = 20.000.000.000 m³;
• Transformação de 5 m³ em cm³ = 5 x 1000 x 1000 = 5.000.000 cm³;
• Transformação de 3000 cm³ em m³ = 3000 : 1000 : 1000 = 0,003 m³;
• Transformação de 7000dm³ em m³ = 7000 : 1000 = 7 m³;
• Transformação de 80.000.000m³ em km³ = 80.000.000 : 1000 : 1000 : 1000 = 0,08 km³.

Unidades de volume

Como vimos anteriormente, para fazer o cálculo do volume de um corpo, deve der feita a multiplicação do comprimento de suas arestas por três vezes, ou seja, elevá-la ao cubo. Em outras palavras, é só multiplicar por três, a unidade de comprimento. As unidades de volume podem ser classificadas em: unidades de volume sólido, líquido e árido.

• Unidades de volume sólido: assim denominado em função de ser utilizado na geometria para avaliar e medir o espaço que os corpos com três dimensões possuem. Por isso, entende-se que o interior destes não é oco. Ainda, essa unidade de volume é responsável por medir o volume de um determinado corpo por meio das unidades de comprimento ou longitude, ambas elevadas à terceira potência;

• Unidades de volume líquido: têm como função avaliar e medir o volume ocupado por líquidos dentro de um recipiente qualquer. Essa unidade de volume também é denominada unidade de capacidade;

• Unidades de volume de áridos: o objetivo principal da criação dessa unidade era medir o volume que os tubérculos, as forragens, os legumes e as frutas ocupavam dentro dos silos e celeiros na hora da colheita. Nos dias de hoje, tais unidades já não são muito utilizadas, uma vez que devido à tecnologia, já existem outras formas para realização desse cálculo.

Unidades de volume sólido e líquido e suas características

Podemos dizer que as medidas de volume são consideradas uma grandeza, já que são expressas por meio de números e têm uma unidade modelo elegida antecipadamente a fim de servir como meio de comparação para outras medidas que possuam a mesma natureza. Por exemplo, o volume dos corpos é uma grandeza medida a partir dos quilômetros, decâmetros, milímetros e assim por diante. Vale lembrar que essa unidade de medida é sempre elevada á terceira potência. Mas, como se sabe, a unidade modelo, baseada no SI, é o metro (m). Portanto, todo o restante das unidades são classificadas como múltiplos e submúltiplos.

Unidades de volume sólido
• Múltiplos: hectômetro cúbico, quilômetro cúbico, decâmetro cúbico;
• Submúltiplos: centímetro cúbico, milímetro cúbico, decímetro cúbico.
Unidades de volume líquido
• Múltiplos: hectolitro, quilolitro, decalitro;
• Submúltiplos: centilitro, decilitro, mililitro.

Ainda, dentro das medidas de volume, encontramos a Unidade inglesa, mais conhecida como Medida imperial. Chamamos assim qualquer tipo de unidade que esteja dentro de muitos sistemas de unidades de medida antiquados, tendo como base as medidas já formadas pelos reis ingleses. Assim, em alguns casos, as medições eram feitas baseadas no corpo dos próprios reis. Confira quais são elas.

Unidades de volume sólido

• Polegada cúbica;
• Pé cúbico;
• Jarda cúbica;