Movimento Circular Uniforme (MCU) – Fórmulas, Polias e Engrenagens


Movimento Circular Uniforme

Neste conteúdo, você fará uma revisão sobre o Movimento Circular Uniforme (MCU) – Fórmulas, polias e engrenagens, que é um dos assuntos mais cobrados nas provas. Vamos lá!

Sobre o Movimento Circular Uniforme (MCU)

Os objetos móveis que se movimentam de forma circular têm uma propriedade denominada frequência, que representa o número de vezes que o fenômeno se repete dentro de uma unidade de tempo.

Essa unidade é chamada Hertz (Hz). No MCU o objeto móvel consegue percorrer arcos de comprimentos iguais em intervalos de tempo iguais, ou seja, a velocidade linear e a velocidade angular são constantes.

Quando se executa uma curva, por exemplo, o vetor velocidade sofre alterações na direção e também no sentido e, assim, existe uma aceleração centrípeta, representada pela fórmula:

Ac= V²/R

No MCU também há duas propriedades importantes: período e frequência.

Período: tempo medido para que o objeto circular consiga completar um giro.

Frequência: número de voltas que são feitas dentro de um intervalo de tempo.

Fórmulas

T= 1/f F= 1/7

Polias

As polias se movimentam de um eixo para outro por meio das correias. Por exemplo, duas polias de aro diferentes podem ser ligadas por meio de uma correia de borracha. É possível elaborar sistemas com capacidade para aumentar ou até reduzir o número de rotações usando as polias.

Fórmula usada: fa. Ra = fb . Rb

Engrenagens

As engrenagens podem ser consideradas discos dentados que podem ser produzidos com o uso de vários materiais diferentes como, por exemplo, os metais. Desta forma, é possível realizar movimentos ou aumentar/diminuir forças.

Neste sentido, para uma engrenagem representada por um raio r e n dentes e outra por raio R e N dentes a fórmula é r.n = R.N.

Que tal começar a fazer questões sobre Movimento Circular Uniforme (MCU) – Fórmulas, polias e engrenagens? Bons estudos e treine exercícios para aprender!