Ondas de Rádio FM e TV


As ondas de Rádio FM e TV são consideradas ondas eletromagnéticas e viajam pelo ar a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Apresentam baixa energia e sua recepção e transmissão é realizada através do uso de antenas.

ondas-de-radio-fm-e-tv

No entanto, vale comentar que o Rádio e a TV não são os únicos: o microondas, os raios X, raios infravermelhos e raios ultravioletas também são tipos de ondas eletromagnéticas. O que faz com que se diferenciem e não interfiram uma na outra é a frequência na qual operam e seu comprimento de onda.

Inclusive, isso também difere as ondas de Rádio FM e TV, pois a frequência na qual operam e seu comprimento de onda são diferenciados. Atualmente, a TV aberta opera em duas frequências diferentes, aquela que emite o sinal digital – chamada UHF – e o sinal analógico – chamada VHF. Já o rádio FM trabalha com apenas um tipo de frequência – no caso, a VHF.

Já as estações de rádio AM trabalham com amplitude e modulação e funcionam de forma diferenciada daquelas que se utilizam da faixa FM. É possível ouvir estações de rádio AM de outras cidades, já que a onda é refletida pela atmosfera superior e pode ser recebida a uma longa distância. Isso não acontece com as estações de rádio FM.

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre as ondas de Rádio FM e TV, e entender como funcionam e permitem que possamos assistir os canais de TV aberta ou ouvir o rádio:

Frequências Muito Altas – VHF

O comprimento de onda das chamadas ondas VHF varia de 1 a 10 metros. Já sua frequência situa-se entre 30 MHz e 300 MHz. As ondas de Rádio FM e TV são consideradas ondas VHF. No caso, a TV aberta que funciona no sinal analógico.

Esse tipo de onda é ideal para comunicações terrestres de curta distância. As transmissões são restritas a determinada região, razão pela qual observamos que cada cidade ou estado conta com um canal local que retransmite a programação de TV e inclui sua programação legal.

O mesmo é válido para o rádio. Uma mesma estação FM pode estar transmitindo outra rádio conforme você se deslocar pelo Brasil. Além do Rádio FM e da TV, outros serviços operam na faixa VHF, são eles:

• Operações espaciais
• Walkie-talkies
• Microfones sem fio
• Telefones sem fio

A faixa VHF é utilizada nesses serviços por não sofrer tanto com interferências, ou seja, equipamentos eletrônicos de baixa frequência não causam ruídos ou interferem na qualidade do sinal da TV ou do Rádio FM.

No sinal de TV os canais operam em VHF Baixo e VHF Alto. Os canais de 2 a 6 funcionam com o VHF Baixo e operam entre as frequências de 54 MHz a 88 MHz. Já os canais de 7 a 13 operam com o chamado VHF Alto e funcionam com frequência que varia de 174 MHz a 216 MHz.

O Rádio FM, por outro lado, trabalha com as frequências de 88 MHz a 108 MHz, no entanto são registradas estações de rádio que operam na frequência de 87,9 MHz.

Cada serviço ou aparelho que opera em VHF trabalha em uma faixa diferenciada reservada apenas para ele, razão pela qual não há interferência entre o rádio e a TV, por exemplo.

Frequências Ultra Altas – UHF

A chamada TV digital, que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e pretende ser o único sinal de TV aberta disponível muito em breve, opera na chamada frequência ultra alta ou UHF. Suas ondas possuem comprimento de 10 cm a 1 m e a frequência varia de 300 MHz a 3 GHz. A UHF é comum para as transmissões HDTV.

Esse tipo de onda possui menor reflexão na ionosfera quando comparada com as ondas VHF, tornando mais alta a qualidade do sinal recebido.

Assim como no caso do sinal VHF, o UHF recebe apenas aquilo que é retransmitido para sua região, o que explica porque a TV Digital vem sendo implantada aos poucos em cada estado ou cidade brasileira. A qualidade do sinal é mais alta, no entanto a programação varia em cada local do Brasil.

Além da TV digital, outros aparelhos e serviços também operam com o sinal UHF. São eles:

• Comunicações de estações fixas
• Operadores móveis
• Radioastronomia
• Aeronavegação
• Satélites de observação direta
• Walkie-talkies
GPS
• Telefonia celular
• Redes wireless
• Bluetooth

No Brasil, os canais utilizados para a TV na frequência UHF se situam entre o 14 e o 51, sendo que o 37 possui frequência entre 608 MHz a 614 MHz não é utilizado, pois é reservado para a radioastronomia. A frequência UHF para a TV vai de 470 MHz até 698 MHz.

Os canais de 52 a 69 que anteriormente eram destinados para a TV agora são utilizados para a implantação da tecnologia 4G de telefonia móvel, indo da frequência 698 MHz até 806 MHz.

Agora você já sabe como funcionam as ondas de Rádio FM e TV!