Perturbação, Onda, Tipos de Onda e Direção da Propagação no estudo da Ondulatória


Perturbação, Onda, Tipos de Onda

Perturbação

Perturbação é todo tipo de variação que atinja um determinado ponto, em um determinado meio. Um ponto, em qualquer que seja o meio em que está inserido, tem as suas grandezas físicas que garantem permanecer nesse meio. As grandezas físicas podem ser: pressão, potencial elétrico, densidade, temperatura, entre outros fatores. Toda vez que uma (ou mais) dessas grandezas sofrer uma alteração, é considerado uma perturbação, que também pode ser chamada de abalo.

Onda

Uma onda nada mais é do que uma perturbação, isto é, um movimento ou alteração de grandezas, com propagação. Portanto, uma onda e uma perturbação em propagação, podendo ser classificada como: ondas de pressão, ondas de posição, ondas de temperatura, entre outros tipos.

Tipos de ondas

Agora que já se sabe o que é uma onda, veja os tipos existentes:

Ondas longitudinais – as ondas longitudinais podem ser:

– Ondas mecânicas
Exemplos de ondas mecânicas: ondas que se formam em superfície líquida (como piscinas), ondas em cordas, som (a propagação do som é permitida por meio de ondas mecânicas, entre outros).

– Ondas eletromagnéticas: as ondas eletromagnéticas ocorrem na presença de um campo magnético e um campo elétrico. Os campos devem ser perpendiculares entre si, sendo que os dois devem ser perpendiculares à direção em que a onda se propaga.

Ondas transversais – de modo geral: todas as ondas eletromagnéticas são ondas transversais, enquanto que as ondas mecânicas podem ser tanto transversais como longitudinais.

Direção da Propagação

A direção da propagação depende também do tipo de onda, pois cada uma se comporta de uma maneira. Por exemplo, quando o som (onda mecânica) se propaga por meio de fluídos, sejam eles: vapor, líquido ou gasoso, a onda é longitudinal.

Já as ondas eletromagnéticas não se propagam na superfície, mas sim, através no vácuo. A luz é um exemplo de onda eletromagnética, que se propaga tanto no vácuo em outras superfícies. No entanto, o som, que é uma onda mecânica, não se propaga no vácuo. A classificação das ondas se dá a partir da sua direção de propagação, como foi descrito anteriormente.