Peso é diferente de massa
Todos os dias ouvimos falar a respeito do peso dos objetos, das pessoas e de tudo ao nosso redor. Mas será que esta é a nomenclatura científica correta? A seguir, você aprenderá sobre um importante conceito da física e descobrirá o motivo pelo qual o peso é diferente de massa.
O que é massa
Massa é uma grandeza física e por isso, utilizada pela ciência em todo o mundo. Segundo a mecânica newtoniana, isso é, que se baseia nas leis de Newton, ela se refere à inércia ou à força que determinado corpo apresenta. A massa é algo presente em todos os objetos e corpos do universo.
Diversas equações da física trazem a massa como um elemento importante, inclusive uma das mais conhecidas do mundo, formulada pelo cientista Albert Einsten: E=mc2. Muitas pessoas confundem massa com o peso do objeto em si. Por mais que não seja algo completamente errado, não está totalmente correto. Ao mesmo tempo, há quem acredite que a massa se refere ao tamanho e ao volume, mas essa também não é a melhor resposta.
Esta confusão é bastante compreensível, até porque, no Sistema Internacional de Unidades, é considerada como medida de massa, o quilograma, também representado em português somente pela sigla “kg”. Mas a massa também pode ser medida com unidades que estão ligadas ao conceito de energia, como por exemplo o elétron-volt (eV) ou em dalton, muito comum na química e diz respeito à unidade de massa atômica, conceito muito utilizado na química.
A massa também pode ter outras medidas, que mesmo não sendo internacionalmente utilizadas, podem fazer sentido para experimentos, áreas da economia ou então em culturas diferentes. Algumas das medidas conhecidas para a massa são:
- Quilate – utilizado para pedras preciosas.
- Onça
- Arroba – bastante utilizada na área da pecuária, por exemplo.
- Tonelada
Podemos dizer, portanto, que o conceito de massa é amplamente utilizado e pode ter diferentes aplicações. Existe a massa inercial, ligada com a segunda lei de Newton, a gravitacional, que só pode ser definida ao analisar a interação gravitacional que existe entre diferentes corpos, a massa de repouso e ainda a massa relativística.
Agora que você conhece bem o conceito de massa, conseguirá aprender que peso é diferente de massa. Veja a seguir o conceito de Peso.
O que é peso
O conceito de peso está diretamente ligado à força que a gravidade possui sobre um determinado objeto. Ele também tem a ver com a massa, ou seja, o conhecimento sobre ela deve ser dominado antes de conversamos sobre peso.
Como é uma grandeza vetorial, o peso possui sentido, direção e intensidade. Podemos dizer portanto, que o peso pode ser cientificamente expresso pela seguinte equação:
P = m.g
O P é o peso, m é referente à massa e o g é a aceleração. Ou seja, para se saber o peso é preciso antes saber a massa e a condição do objeto analisado em questão.
A partir deste conhecimento, podemos constatar portanto, que o peso de uma pessoa pode mudar se ela estiver em condições ambientais diferentes, como por exemplo em outros planetas. Isso acontece porque a massa do corpo sofre as forças que estão presentes, como a gravidade.
Mas, afinal, como podemos explicar de forma mais simples o motivo pelo qual o peso é diferente de massa? Ora, massa se refere diretamente à quantidade matéria de um determinado corpo e pode ser medido por uma balança.
A medida internacional é o quilograma e equivale a um cilindro de platina que fica guardado dentro do prédio onde fica localizado o Bureau Internacional de Pesos e Medidas. O quilograma portanto, é igual em todo o planeta.
Todos os corpos do mundo, independentemente da localização onde estejam, possuem massa. Mas o peso, por sua vez, pode mudar. Afinal, o peso é o resultado da equação que multiplica a massa pela aceleração da gravidade onde ele está presente. É por isso que quanto maior for a massa de um determinado objeto, maior será seu peso e por sua vez, a aceleração gravitacional que ele sofre.
Quer entender este conceito de uma outra forma? Então vamos explicar de um jeito mais simples. A massa total do planeta Terra é bem maior do que da Lua. A terra possui uma massa de 5,97.1024 kg enquanto a lua possui uma massa de 7,4.1022 kg.
Ou seja, a aceleração gravitacional da Terra é bem maior do que na Lua e por este motivo, os corpos são atraídos com mais força para o solo aqui do que lá. Está explicada então a razão pela qual quando astronautas saem da Terra, ficam flutuando no ar.
A massa de seus corpos não muda e jamais mudará, porém o peso que eles possuem é diferente já que está sempre de acordo com a aceleração gravitacional presente.