Temperatura, Calor Sensível e Calor Latente


Temperatura, Calor Sensível

A temperatura é um fator muito importante para diversas áreas de estudo, especialmente para a definição da quantidade de energia térmica presente em um corpo, bem como a possibilidade de alterações do estado físico de um determinado corpo. Assim, além da temperatura, também é importante compreender o calor sensível e latente.

Temperatura

A definição de temperatura pode ser indicada como uma forma de medir o nível de energia térmica de um corpo, assim como o estado de agitação presente nas partículas, além do potencial térmico de um determinado corpo.

É possível dizer também que quanto maior for a temperatura de um corpo, maior é a agitação que se encontra nas partículas deste corpo.

No entanto, a temperatura não serve como medida para que a energia térmica de um corpo seja determinada. Afinal, um corpo com temperatura maior não possui energia térmica em maior quantidade, apenas em um nível mais elevado em relação ao corpo com menor temperatura.

Calor sensível

O calor sensível é o tipo de calor que pode ser recebido por um corpo sem que, no entanto, este aumento de temperatura represente qualquer tipo de mudança de estado, alterando, assim, apenas a temperatura que será identificada neste corpo.

Da mesma maneira, um corpo também pode ceder calor, alterando o calor sensível deste corpo, desde que não haja nenhum tipo de alteração do estado físico deste corpo.

Desta forma, o calor sensível pode ser definido como o calor que altera a temperatura de um corpo, desde que não cause nenhum outro tipo de alteração.

Calor latente

Diferentemente do calor sensível, o calor latente provoca não apenas uma mudança significativa na temperatura de um corpo, mas também a alteração de seu estado.

Desta maneira, quando há um aumento do calor latente de um líquido, por exemplo, ocorre a vaporização. Da mesma forma, quando há perda de calor, o que acontece é a solidificação deste líquido, por exemplo.

Assim, é possível afirmar que, quando há um tipo de alteração no estado de um corpo, é devido ao efeito do calor latente sobre este corpo, gerando este tipo de mudança.