Trabalho: Transferências de Energia entre corpos


Transferências de Energia entre corpos

Os estudos em física são de extrema utilidade para uma série de dispositivos que utilizamos em nosso dia a dia, em especial os dispositivos tecnológicos. No entanto, para que seja possível verdadeiramente construir coisas utilizando os conceitos físicos, é necessário antes de mais nada entendê-los. Dentre esses conceitos, um dos mais importantes é o de trabalho.

Conceito de trabalho
O trabalho é uma palavra bastante comum no dia a dia, mas é necessário ter em mente que o conceito em física não deve ser confundido com o utilizado cotidianamente, isto é, como o exercício de determinada profissão para a obtenção de dinheiro e satisfação em troca.
Em física, mais espeficamente em mecânica, o trabalho diz respeito ao deslocamento de determinado objetivo motivado pela aplicação de uma força, que ocorre simultaneamente a uma transformação de energia. Dessa maneira, o conceito pode ser entendido como movimento. Mesmo que haja um força atuando sobre determinado objeto, caso ele se mantenha no mesmo ponto do espaço não haverá realização de nenhum trabalho.
No entanto, é necessário ressaltar que nem sempre a força aplicada está na mesma direção do movimento. Por exemplo, ao arrastar determinado objeto no chão, existe a força de atrito, contrária ao movimento. Se esse mesmo objeto for movido no ar por um pêndulo, por exemplo, também haverá uma força contrária ao movimento: a resistência do ar.

Transferência de energia entre corpos
Como o próprio nome indica, durante o trabalho ocorre uma transferência de energia entre os corpos, que também podem ser sistemas. Imagine vapor quente entrando em um sistema composto por diversos pistões. No primeiro pistão, o calor do vapor faz com que o pistão abaixe, se expandindo novamente e empurrando o vapor ao segundo pistão.
Após passar por n pistões, o vapor sairá do sistema com a temperatura mais baixa do que quando entrou, pois foi perdendo calor para o sistema, ou seja, realizou uma transferência de energia.
Utilizand as fórmulas e conceitos adequados, é possível precisar quanto de energia foi perdida, quanto foi ganha e tudo mais o que é necessário na produção de determinado experimento.