Divisão político-administrativa do Brasil

Geografia do Brasil,

Divisão político-administrativa do Brasil

O Brasil é uma nação independente e autônoma politicamente, dispõe de uma região separada em estados, que nessa condição são 26, fora o distrito federal que corresponde a uma unidade da federação que foi estabelecida com o objetivo de acolher a metrópole do Brasil e também o polo do Governo Federal.

Foram diversas as razões que conduziram o Brasil a fazer uma separação interna da região, dentre eles os principais foram os aspectos político-administrativos e históricos. Esse procedimento começou ainda no período colonial, instante esse que o Brasil estava separado em capitanias hereditárias, dessa maneira estados como Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte são provenientes de velhas capitanias constituídas no antigo momento onde prevalecia esse modelo de separação.

político-administrativa do Brasil

Uma das razões que beneficiavam a separação interna da nação é quanto à gestão administrativa da região, onde se separa as obrigações de fiscalizar em porções menores, pois grandes distancias territoriais sem posse e inexistência de estado pode gerar uma sequência de problemas, até a perda de regiões para nações vizinhas.

No final do século XIX quase todos os estados estavam com seus próprios formatos atuais, contudo certos estados apareceram depois, como Tocantins, em 1988, e Mato Grosso do Sul, em 1977, gerando uma reorganização na posição cartográfica e governamental do interior da nação.

Estado quer dizer unidade da federação brasileira. O Brasil apresenta leis específicas, uma vez que está estruturado politicamente e retém toda autonomia. As leis são formuladas em padrão federal e são independentes, contudo, municípios e estados apresentam leis específicas, porém que são submetidas às leis nacionais, nesse caso, a Constituição Federal.

Além da separação em federações há uma no interior dos estados, a regionalização em cidade, que apresenta leis próprias que são dependentes das leis federais, essa regionalização ainda pode ser separada em distritos.

CONTEÚDO DESTE POST

Divisão política

Na separação administrativa do Brasil, têm-se os estados, os municípios, os distritos e o distrito federal.

– Estados: unidades federativas do país. São gerenciados por governos estaduais, que são dependentes do Governo Federal. Cada estado tem sua própria capital, no qual está implantada a sua matriz administrativa.

– Municípios: equivalem as unidades administrativas que são menores que os estados. São gerenciadas pelos governos municipais, mais popularmente conhecidos como prefeituras, que são dependentes do Governo Federal e do Governo Estadual.

– Distritos: são unidades governamentais que fazem parte dos municípios. Um município pode ser formado por um ou mais distritos. O distrito matriz normalmente apresenta o mesmo nome que o município e os outros distritos costumam ser denominados de vilas. Quando uma vila se expande, ela é promovida a município.

– Distrito Federal: é a matriz do governo federal, lugar onde está a metrópole do país. É no Distrito Federal que estão às matrizes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. No Brasil, o Distrito Federal está localizado no estado de Goiás, e a capital brasileira em Brasília.

O Brasil é uma República Federativa composta por 26 estados, onde 17 estão no litoral e nove no interior no país. O território brasileiro apresenta uma área de aproximadamente 8.514.876 km², que equivale praticamente a metade do continente sul-americano.

Conforme o IBGE, a região brasileira está separada em cinco regiões formadas por longos blocos territoriais. São elas:

Norte: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Nordeste: Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia.

Centro-oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Região Norte

A região Norte é composta por sete estados, onde estão localizadas a Floresta Amazônica e a Bacia Amazônica. É a maior região brasileira, mas a menos habitada. O clima encontrado na região norte é o equatorial.

Região Nordeste

A região nordeste apresenta noves estados. É a segunda região com a maior quantidade de habitantes. O clima pode mudar conforme a localização, sendo semi-árido no centro e úmido nas regiões ocidental e oriental.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste apresente só três estados mais o Distrito Federal. É a segunda maior região brasileira, mas a menos povoada. Tem a agropecuária como principal atividade econômica. O clima dominante é o tropical.

Região Sudeste

A região Sudeste apresenta quatro estado. É a região mais avançada, em razão do grande crescimento econômico, agrícola e industrial, além de ser a com mais habitantes. O clima muda conforme a localização, sendo tropical de altitude nos planaltos, e tropical atlântico no litoral.

Região Sul

A região Sul apresenta três estado. É a menor região do Brasil, mas a que possui grande influencia européia, principalmente germânica e italiana. O clima dominante é o subtropical. Dessa forma, o Brasil apresente o quinto maior território com relação aos demais países.