Nova jazida de Petróleo do Brasil

Geografia do Brasil,

Nova jazida de Petróleo do Brasil

O Brasil é considerado um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Segundo o ranking elaborado pela British Petroleum (BP), empresa multinacional que opera no setor de petróleo, gás e energia, o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking de maiores produtores de petróleo do mundo. Produtor do pré-sal, o país já é visto como um dos principais exportadores de petróleo na próxima década, podendo produzir mais de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia.

O petróleo no Brasil é encontrado em grandes estruturas presentes na subsuperfície, sendo que com maior frequência em rochas sedimentares que são formadas por sedimentos como rocha, matéria orgânica, lama e assim em diante. O petróleo é encontrado em rochas devido aos poros que elas possuem. Ao obter uma grande quantidade de petróleo, ele passa para outras rochas até que se encontre “aprisionado”, formando uma jazida.

Petróleo do Brasil

Vale destacar que a jazida é um local onde o petróleo passa a se encontrar, mas nem sempre todas as rochas sedimentares possuem uma. Encontrar determinada jazida requer grande pesquisa e paciência, já que se trata de uma tarefa difícil e árdua. No Brasil é comum encontrar jazidas em diferentes estados, sendo que a primeira jazida encontrada no país em 1939 está localizada em Salvador, na Bahia, possibilitando a retirada de petróleo de boa qualidade para ser utilizado para comercialização.

Desde então o país tem descoberto os mais variados locais que possuem jazidas petrolíferas, sendo que as maiores ficam localizadas no Rio de Janeiro (considerado o estado que mais produz petróleo no país), Rio Grande do Norte, Bahia, Amazonas, Espírito Santo e Sergipe. Vale destacar as descobertas que foram feitas recentemente, cogitando a possibilidade de o país aumentar cerca de 50% na produção petrolífera do Brasil.

Novas Jazidas Petrolíferas

Desde 2007 têm sido descobertas novas jazidas petrolíferas que prometem aumentar a produção de petróleo do país, subindo no ranking de maiores produtores de petróleo no mundo. Em 2007 a empresa Petrobrás anunciou que havia descoberto até então a maior jazida do país que levou o nome de “Tupi”. A Jazida Tupi fica localizada a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, promete aumentar a produção, totalizando cerca de 14 bilhões de barris de petróleo.

Outra jazida que foi descoberta pela empresa Petrobrás está localizada na capital de Sergipe. As novas jazidas petrolíferas tendem a aumentar de forma significativa a quantidade de petróleo produzido pelo Brasil. No caso, a última perfuração realizada na jazida de petróleo comprovou que há grande quantidade de petróleo no local, sendo cogitado a possibilidade de extração de até um bilhão de barris de petróleo. Caso a afirmação seja comprovada, a jazida de Sergipe se tornará a maior fronteira petrolífera do Brasil.

Há também uma nova reserva localizada na Bacia de Santos que pode ter potencial de petróleo leve, chegando até 715 mil barris por dia. Mas ao comparar todas as jazidas já descobertas com a mais recente, “Tupi”, os profissionais possuem muita expectativa que ela terá maior importância e impacto na produção de petróleo do país. Além da sua “proximidade” ao Rio de Janeiro, os técnicos acreditam que existe uma possibilidade de começar a extração do petróleo a partir da costa catarinense até mesmo no litoral do Espírito Santo.

O petróleo que poderá ser extraído da jazida Tupi é considerado de alta qualidade, denominado como “petróleo leve”. Além disso, a jazida também possui gás natural com possibilidade de extrair cerca de 12 milhões de barris de óleo. A tendência é que o país suba no ranking de forma considerável graças à nova descoberta de jazida petrolífera, por isso, técnicos e profissionais estão realizando os métodos necessários para utilizá-la.

Características

A Jazida Tupi por mais nova que possa ser já possui características relevantes para o país. Uma das principais características é a magnitude que ela tem, podendo ser explorada desde a costa catarinense até o litoral do Espírito Santo. Além disso, acredita-se na possibilidade de novas descobertas de jazidas na região, aumentando as expectativas do governo e dos envolvidos na área. Veja algumas características da Jazida Tupi:

– Devido a sua grande extensão, a Jazida Tupi possui milhares de poços que confiram seu potencial em extrair petróleo leve e gás natural, possibilitando uma grande quantidade de barris de óleo e petróleo a serem extraídos.

– A Jazida Tupi promete elevar o nível de produção de petróleo do país, sendo que o Brasil foi até mesmo inserido em um grupo considerado seleto de países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo.

– A Jazida Tupi está localiza a cerca de 250 quilômetros do estado do Rio de Janeiro, podendo ser delimitada da costa catarinense até o litoral do Espírito Santo.

– A extração da Jazida Tupi poderá permitir que sejam retirados até 12 milhões de barris de óleo (inclui óleo e gás).