Universidade do MERCOSUL

Geografia do Brasil,

Universidade do MERCOSUL

A Unila, Universidade Federal da Integração Latino-americana, mais conhecida como Universidade do MERCOSUL, é uma entidade de ensino superior formada em 2010 pelo sistema político brasileiro com o objetivo de aumentar a aproximação dos países que fazem parte da união sul-americana. Ela está sediada na cidade de Foz do Iguaçu, devido sua localização que fica próxima à fronteira entre três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

Como o próprio nome já diz, a Unila está concentrada em um aspecto de integração, e tem como principal característica ser bilíngue, utilizando a língua portuguesa e a língua espanhola como idiomas oficiais. Apesar de estar direcionada ao MERCOSUL, a entidade atende milhares de alunos da América Latina, incluindo alunos de quase todos os países sul-americanos.

MERCOSUL

Para entrar na Unila, os alunos deviam passar por um processo de seleção em seus respectivos países. No Brasil, a aceitação acontecia através do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem e pelo registro no Sisu, sistema de seleção unificada. Os cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo são uma exceção, pois apresentam métodos de seleção próprios baseados em capacidades particulares.

Os cursos cedidos pela Universidade do Mercosul, na grande maioria, contem particularidades que os distinguem de seus semelhantes nas demais universidades, já que a sua construção está focada nos costumes e saberes diferentes das populações latino-americanas.

No total, são 41 cursos, onde 24 deles surgiram no fim de 2014 começo de 2015. Entre eles estão: História da América Latina; Geografia com foco no território e na sociedade latino-americana; Ciências Biológicas voltada para ecologia e biodiversidade; Antropologia centrada na diversidade cultural da América Latina; Letras da arte e da mediação cultural; Engenharia de Energias Renováveis e, por fim, o mais novo curso de Medicina.

Além da grade de graduação, a Unila disponibiliza cursos de pós-graduação especializados e outros para mestrados oferecidos. Os cursos de pós-graduação para doutorado devem ser implantados na universidade em breve com o aumento de sua infraestrutura.

A Universidade do Mercosul teve seu inicio com a formulação do projeto de lei nº 12.189/2010, enviada ao congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula. Mais tarde, a proposta foi aprovada em totalidade por todas as esferas que foi exibida, desde o comitê interno incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, sendo aprovada pelo próprio presidente em 12 de janeiro de 2010. As aulas começaram em seis de agosto do mesmo ano, dispondo temporariamente das acomodações do Parque Tecnológico de Itaipu.

A universidade apresenta como lema a frase: “uma universidade sem fronteiras”. A Unila precisa investir mais em bolsas de estudos e uma maior assistência para os alunos.

Cooperação Solidária

A Universidade do MERCOSUL desenvolveu um programa de cooperação solidária com os seus associados com o objetivo de:

– Criar parcerias, acordos de doutorados e intercâmbios com universidades qualificadas encontradas no Brasil e em mais continentes, criando projetos de mobilidade para professores, alunos e pesquisadores por um determinado período;

– Abrigar alunos de países não-latinos motivados a estudar na Unila;

– Criar uma cooperação científica, com instituições de ensino superior localizadas na fronteira, com a participação dos maiores centros de pesquisa do Brasil e de outros países, construindo uma rede com o intuito de proporcionar uma conexão acadêmico – científica, ajudar no desenvolvimento tecnológico e científico e conceber desfechos para problemas simples;

– Compor uma conexão com as universidades brasileiras que investem esforços para ajudar na integração, criando elos de relacionamento permanentes ou temporários;

– Consolidar lugares de ensino superior, abertos e divididos, sem esquecer o respeito à diversidade e os aspectos da estrutura educacional superior de todo país;

– Fazer um trabalho público com a proximidade de administrações locais e regionais e oferecer um lugar hospitaleiro e cômodo para alunos e docentes da Unila;

– Proporcionar um Fórum Anual Internacional para falar sobre problemas simples, solicitando a presença de nomes importantes da cultura mundial;

– Integrar programas de apoio técnico oferecidos a países em desenvolvimento e adquiridos de países desenvolvidos;

– Organizar roteiros e políticas para a América do Sul, se preocupando com a força hegemônica brasileira, por meio da cooperação Sul-Sul.

Unidades Acadêmicas

– Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH)

Essa unidade localizada em Foz do Iguaçu tem em sua grade acadêmica os cursos de: Música, Línguas Estrangeiras, Letras, Mediação Cultural, Artes, História, Cinema e Audiovisual e Antropologia.

– Instituto Latino-americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Também localizado em Foz do Iguaçu, o Instituto Latino-americano de Ciências da vida e da Natureza disponibiliza os cursos de: Biotecnologia, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Engenharia Física, Medicina, Química, Matemática e Saúde Coletiva.

– Instituto Latino-americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP)

A unidade de Economia, Sociedade e Política, localizada no Paraná, ofereci os cursos de Administração Pública e Políticas Públicas, Ciências Econômicas, Ciências Política e Sociologia, Filosofia, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Serviço Social e Relações Internacionais e Integração.