Agricultura e Pecuária no Brasil: Fatores que Influenciam e Principais Produtos Explorados

Geografia,

Agricultura e Pecuária no Brasil: Fatores que Influenciam e Principais Produtos Explorados

Agricultura e Pecuária no Brasil

O Brasil é um país com vasto território, variedade de relevo, condições climáticas e diversidade de condições para as mais diferentes culturas.

As condições geográficas não são, no entanto, as únicas a influenciar a atividade agropastoril. Trata-se de uma atividade econômica importante para o país. Além de fornecer alimentos para a mesa da população, é responsável por trazer divisas para o país a partir da atividade exportadora.

Além disso, está bastante condicionada por medidas e insumos governamentais, particularmente a acessibilidade ao crédito e à aquisição de novas tecnologias.

Em outros tempos, como na época das lavouras de cana de açúcar do Brasil colônia, as variáveis que condicionavam a atividade agrícola eram bem mais ponderáveis. Hoje, numa visão orgânica, o chamado “agronegócio” se tornou uma atividade econômica complexa, influenciada por diversos fatores:

– Demanda do mercado interno

– Demanda do mercado externo

– Tecnologia

– Barreiras ambientais

– Crédito privado e governamental

– Políticas governamentais

– Variações climáticas

– Conflitos de terra

– Competidores internacionais

– Organização fundiária

Principais produtos exportados

O Brasil é, sobretudo, um grande exportador de produtos agropecuários. Os grandes empreendimentos fundiários são aqueles que se voltam para o mercado externo, enquanto a agricultura familiar é responsável por abastecer em torno de 7% da demanda interna.

Agregada à criação, há uma poderosa indústria de processamento desses produtos, dentre os quais os mais vendidos ao mercado externo são:

– Soja

– Açúcar

– Carne bovina

– Carne de frango

– Café em grão

– Milho

– Celulose

– Fumo

Os compradores de produtos agrícolas se distribuem pelos diversos continentes. Entre os principais destinos do produto brasileiro estão a China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Rússia, União Europeia e Coréia do Sul.

Para atender a todo esse mercado, a tendência é de ampliação do investimento em tecnologia e intensificação das políticas governamentais de apoio à atividade.