As pirâmides etárias


pirâmides etárias

Pirâmides etárias são demonstrações gráficas da distribuição etária da população.

Esse gráfico é dividido em dois lados. O lado direito representa a população feminina e o direito a masculina. A soma dos dois lados da pirâmide deve ser igual a 100%, representando a totalidade da população.

O propósito dessa demonstração gráfica é oferecer às instâncias governamentais elementos para o planejamento de diversas políticas públicas.

Entre as políticas públicas que podem ser influenciadas pela pirâmide etária estão as previdenciárias, econômicas, estruturais e educacionais.

Classificação das pirâmides etárias

São classificadas em quatro tipos, de acordo com a distribuição etária:

– Pirâmide Jovem – A maior concentração populacional é na base da pirâmide, decorrente de alto índice de natalidade e expectativa de vida reduzida.

– Pirâmide Adulta – É a condição atual da pirâmide etária brasileira, com o centro da pirâmide, onde está localizada a população entre 20 e 50 anos, mais largo.

– Pirâmide Envelhecida – Acontece em países com baixa natalidade e alta expectativa de vida. As pessoas passam a viver mais, fazendo com que o topo da pirâmide se alargue em relação à base.

– Pirâmide Rejuvenescida – É, normalmente, consequência de políticas públicas de incentivo à natalidade, de modo a repovoar a base da pirâmide, de modo a garantir ocupação territorial e mão de obra no futuro.

A situação brasileira

No caso do Brasil, o que vem acontecendo é o estreitamento da base da pirâmide e a ampliação do topo. O país ainda tem uma pirâmide adulta, mas o crescimento sistemático da expectativa de vida tende a homogeneizar cada vez mais a pirâmide.

No âmbito das políticas públicas, um dos traços mais importantes dos dias atuais é a polêmica em torno da reforma da previdência, que visa aumentar a idade base para aposentadoria e os anos de contribuição, de modo a desonerar a previdência. Certa ou errada, o fato é que o debate é alimentado por um fato real representado pela pirâmide etária.