Atmosfera e sua Dinâmica, Clima e Tempo: Causas e Consequências


Atmosfera e sua Dinâmica

No decorrer do último século, alterações climáticas foram observadas através do efeito estufa, o que interfere de forma significativa no fluxo natural do clima e do tempo em nosso planeta. Essas transformações podem acabar com nosso ecossistema de forma trágica e gradativa.

A atmosfera terrestre é definida como uma concentração de gases que envolvem o planeta Terra e que proporcionam por meio desse aglomerado, condições necessárias para o desenvolvimento das espécies e a preservação de todos os seres vivos. Nossa atmosfera possui funções importantes como:

-Manutenção da vida no planeta;
-Proteger a Terra das irradiações solares;
-Manter o aquecimento natural do planeta;
-Proteger o planeta dos impactos de meteóros;
-É responsável pela condução do clima.

CLIMA
Quando falamos de clima, estamos tratando da observação do comportamento do tempo no transcorrer de muitos anos e que são determinantes para identificar tipos de solo, épocas de plantios, identificação da condição de desenvolvimento da fauna e flora em determinadas regiões… etc. Para isso, a climatologia é responsável por desenvolver estudos sobre os fatores climáticos, que são:

-A latitude;
-Altitude;
-Continentalidade/Maritimidade;
-As massas de ar;
-Correntes Marítimas;

TEMPO
Geograficamente falando, determinamos por Tempo as condições atmosféricas perceptíveis em determinado lugar em um momento específico. Essas condições podem sofrer alterações no decorrer do dia, dentro de algumas horas ou até mesmo em questão de minutos. Isso acontece devido a pressão atmosférica em conjunto com a movimentação do ar em torno da atmosfera terrestre, e que determina se está calor, frio, se irá chover ou fazer sol, assim como pode apresentar outros eventos provenientes desses fenômenos naturais.

As ações do homem no meio ambiente causam intenso impacto no desenvolvimento dos ecossistemas e podem contribuir de forma desastrosa para o desequilíbrio do clima, com mudanças bruscas no tempo e responsáveis por grandes perdas no nosso ecossistema.