Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos, Equinos e Aves na Produção da Pecuária no Brasil

Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos, Equino

O Brasil tem na pecuária uma das suas maiores fontes de renda. O trabalho realizado no campo supre a demanda interna e ainda gera receita a partir das exportações para mais de 100 países.

Bovinocultura
A criação de bovinos, no Brasil, é a maior entre todos os ramos da pecuária. Atualmente são mais de 217 milhões de cabeças que servem para pecuária de corte, leiteira e de couro. Mato Grosso possui o maior rebanho do país com mais de 29 milhões de cabeças de boi.

Suinocultura
A suinocultura representa a segunda maior fonte de receita da pecuária no Brasil. Atualmente o país exporta para a Rússia e países asiáticos. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná os maiores produtores de porcos. Juntos, os estados criam mais de 20 milhões de suínos.

Caprinocultura
Cerca de 8,2 milhões de cabras são criadas no Brasil. Além da carne, os produtores conseguem aproveitar e negociar o leite e a pele do animal. As maiores criações de caprinos estão na Bahia, que possui um rebanho de 2,3 milhões de animais.

Ovinocultura
Apesar da pouca divulgação, o Brasil tem uma extensa produção de ovelhas. Além da lã, que é produzida 98% no Rio Grande do Sul, também se consome a carne do animal. Este mercado, porém, é extremamente restrito no país.

A maior criação de ovelhas está na Bahia (2,8 milhões).

Equinocultura
O Brasil é o terceiro país com o maior rebanho de cavalos do mundo, com mais de 4,2 milhões de cavalos. Mais de 80% deste montante atua junto dos produtores rurais nas atividades agropecuárias. Eles são fundamentais no manejo do gado. Minas Gerais (714 mil) e Bahia (404 mil) possuem os maiores rebanhos.

Avicultura
A avicultura brasileira também representa um forte mercado. Até 2014 o país era o maior exportador de carne de frango e o segundo maior produtor. São mais de 1 bilhão de aves criadas no Brasil, sendo que Paraná (347,7 milhões) e São Paulo (211 milhões) lideram o quesito.