Complexos Industriais


Industriais

Os complexos industriais são grandes conjuntos de instalações de indústrias em um perímetro restrito. Eles são parte preponderante da economia global atual que exige uma produção pujante.

Evolução histórica
Os complexos industriais remontam à primeira Revolução Industrial. O próprio conceito de indústria, como conhecemos, surgiu no período. No fim do século XVIII a descoberta do vapor, carvão e ferro possibilitaram a invenção de grandes maquinários capazes de intensificar em várias vezes o trabalho que era exclusivamente manual.

Na segunda Revolução Industrial, no século XIX, a força motriz era a energia elétrica, o aço e produtos químicos. A partir daí os complexos industriais já eram potentes e já produziam em grande escala, podendo, inclusive, serem importados.

Atualmente, no século XXI, as potências industriais já formam um grupo para debater questões econômicas. Compõem o chamado G20: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Brasil, Itália, Canadá, Coreia do Sul, Rússia, Austrália, México, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita, Argentina e África do Sul.

Produção industrial atual
O mundo globalizado supõe que a produção de bens seja feita em larga escala para suprir demandas de mercados gigantescos. Não é incomum, muito pelo contrário, encontrarmos etiquetas de produtos feitos na China, Taiwan ou outros países.

Os complexos industriais acabaram virando parte essencial da economia produtiva e respondem a fatias importantes do Produto Interno Bruto (PIB) de países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

A maior instalação industrial do mundo, hoje, está na Alemanha. O município de Ludwigshafen am Rhein possui uma unidade industrial com mais de 160 indústrias que empregam 36 mil pessoas.

Apesar de estar muito atrás de outras potências, o Brasil também possui suas áreas altamente industrializadas. Entre estas áreas estão:

Zona Franca de Manaus (AM);

– Polo Industrial da Grande São Paulo (SP);

– Centro Polo Industrial do Rio de Janeiro (RJ);

– Centro Metalúrgico e Siderúrgico da Grande Belo Horizonte (MG);

– Distrito Industrial de Rio Grande (RS).