Demografia, Etnias, Migrações, Urbanização, Agricultura e Pecuária na Europa


Demografia, Etnias, Migrações, Urbanização, Agricultura e Pecuária na Europa

A Europa é o segundo menor continente por área de superfície e cobre 10,18 milhões de quilômetros quadrados, ou 2% da superfície da Terra e 6,8% da área terrestre do mundo. Existem aproximadamente 50 países na Europa. A maior por tamanho é a Rússia, com 40% do continente, e a Cidade do Vaticano é a menor.

Demografia

A Europa é o terceiro continente mais populoso do mundo, atrás apenas da Ásia e da África. Sua população em é estimada em 770 milhões em 2018, o que representa 11% da população mundial.

O continente está crescendo atualmente a uma taxa de 0,3%, o que significa declínio e envelhecimento da população.

Etnias

Os grupos étnicos que residem nas nações da Europa compreendem cerca de 87 populações distintas, das quais 33 formam a maioria da população em pelo menos um estado soberano, enquanto os restantes 54 constituem minorias étnicas.

O número total de populações minoritárias nacionais na Europa é estimado em 105 milhões de pessoas, ou 14% de 770 milhões de europeus.

Migrações

A migração é um tema importante na agenda europeia devido aos fluxos atuais em larga escala de populações inteiras em busca de asilo. Ao mesmo tempo, a migração tem sido parte da história da Europa, evidenciada pela substancial participação do continente nas populações de imigrantes, especialmente no século 20.

Urbanização

A Europa foi o primeiro continente do mundo a experimentar uma urbanização generalizada e também originou a Revolução Industrial do século XVIII. A Europa é o terceiro continente mais urbanizado do mundo, onde 74% da sua população reside nos centros urbanos.

Agricultura e pecuária

A terra agrícola desempenha um papel importante nos padrões de uso da terra em toda a Europa. O setor agrícola europeu é um grande usuário dos recursos naturais e tem uma relação complexa com o meio ambiente.

A Europa importa a maior parte do que consome, o que faz com que a agricultura e a pecuária sejam responsáveis por apenas 2% do PIB europeu.