Desmatamento na Amazônia: Fatores, Motivos, Características e Impactos


Desmatamento na Amazônia

O desmatamento da amazônia é visto, hoje, como um grande problema que precisa de solução imediata, sob o risco de colocar a saúde não só da população brasileira em risco, mas de grande parte do mundo. Isso porque a floresta Amazônica é a maior vegetação tropical do planeta, assumindo assim um papel essencial na preservação do ecossistema planetário e do clima. A seguir, conheça melhor os motivos, características da Amazônia e impactos de seu desmatamento!

Características da Amazônia

A Amazônia é uma floresta tropical, formada por uma rica vegetação, que inclui árvores de porte grande e um solo abundante em nutrientes, além de várias espécies vegetais e animais. Segundo os especialistas, a floresta Amazônica é considerada o “pulmão do mundo”, devido a sua rica biodiversidade e importância para equilibrar o clima.

Ela está espalhada em países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, sendo que a maior concentração se encontra no Brasil, com uma ocupação de 61%. No país, ela está localizada no Norte, entre os estados da Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

Além disso, os rios da floresta Amazônica representam a maior reserva de água doce do mundo, razão pela qual as grandes potências têm demonstrando certa preocupação e interesse na região, a exemplo dos Estados Unidos.

Causas e impactos

O desmatamento da amazônia é causado por diversos fatores, dentre eles: corte ilegal de árvores, que são destinadas ao comércio ilegal de madeira; queimadas ilegais para a abertura de espaço para a pastagem e plantio; e, por fim, assentamentos humanos em razão do crescimento populacional.

Os impactos gerados por essa série de fatores são: extinção de espécies vegetais e animais; aumento da poluição do ar; desequilíbrio no ecossistema local; aquecimento global; e o aumento de casos de erosão do solo, afetando assim a agricultura da região e, consequentemente, o abastecimento alimentício da população.