Divisão Política, Urbanização, Agricultura, Pecuária, Extrativismo e Setor Terciário dos Estados Unidos


Divisão Política, Urbanização, Agricultura

O processo de urbanização dos Estados Unidos contou com uma grande imigração de povos em busca principalmente de trabalho. As imigrações mais comuns são de povos europeus, canadenses e latinos. Apesar da inúmeras medidas de restrição, sobretudo graças aos atentados terroristas, os movimentos imigratórios persistem até hoje.

A maior parte da população está concentrada na Região Nordeste do país, composta pelas regiões de Grandes Lagos, Vale do Ohio e Costa Atlântica. Nesse local está também localizada a maior megalópole mundial, de Boston para Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore até a capital, Washington. Isso é devido ao grande comércio e inclusive sede da ONU. Por consequência, a maior parte dos habitantes residem em área urbanas.

Os Estados Unidos possuem o maior centro do capitalismo do mundo, encontrado na cidade de Nova Iorque. Ocupa o primeiro lugar entre os países de maior potência econômica do mundo. Há vários fatores, como a independência precoce na colonização e forte mercado interno, que possibilitaram grande desenvolvimento e influência na exportação. Desse país são exportados produtos de inúmeros setores, como têxtil, de produtos químicos, carvão, trigo, maquinário, tecnologias variadas, carros, entre muitos outros.

Diferente do comércio e exportação, a agricultura represente uma parcela minúscula da economia dos EUA. São domínios estadunidenses os cinturões de trigo, de milho e soja, frutas e algodão. Além do cinturão verde, composto de granjas, hortas e pomares. No território há reservas de carvão, de petróleo e gás natural e abundância de minerais como minério de ferro, cobre, chumbo, entre outros.

O setor terciário norte-americano é o que fornece maior taxa de empregabilidade. O setor é responsável pelos empregos e como resultado disso é também fonte da riqueza do país. Isso é associado em parte pela qualidade no transporte de mercadorias para exportação. Atuam o transporte ferroviário, rodoviário, marítimo, oleodutos e crescente aviação comercial.