Esquimós


Os esquimós, se autodenominam de inuit. Eles são povos indígenas nômades, que se localizam na região ao redor do Círculo Polar Ártico, na região do extremo norte do nosso planeta. Basicamente, podemos dizer que este povo vive da caça e da pesca. Dos animais que caçam, eles aproveitam tudo, desde os ossos até a pele. A pele da baleia, de ursos e de focas são utilizadas como combustível para os trenós dos esquimós, já que estes são o principal meio de transporte destes povos.

Para se aquecerem, os esquimós se vestem com a pele de animais que caçam, utilizando-as com a pelagem voltada para a parte de dentro, promovendo assim, um maior aquecimento de seus corpos.

Esquimós

Uma tradição dos esquimós, é o compartilhamento de suas esposas com alguns visitantes. Esse fato tem a função de enganar os espíritos maus caso acontecem situações inesperadas, como por exemplo catástrofes naturais.

A maioria dos esquimós ainda promove a caça de ursos polares utilizando-se de meios que seus ancestrais ensinaram. Para isso, eles utilizam lanças. No entanto, são necessários no mínimo cinco esquimós para a caça de um urso. Primeiramente, eles atiçam o animal, para que este o persiga. Logo depois, os demais esquimós se valem da distração desse animal e atiram suas lanças nas costas dos ursos polares. Esta técnica é repetida até que o animal não se mexa mais.

Quem são os esquimós e cultura desse povo

Os esquimós, também conhecidos como inuit estão localizados em uma das regiões mais geladas de todo o planeta, ou seja, no Ártico. Segundo historiadores, o fato deles habitarem regiões mais frias se deve aos índios americanos, que chegaram ao Alasca há cerca de 12 mil anos.

Vale ressaltar, que os esquimós atualmente não pertencem e muito menos formam uma nação. Eles são na verdade um povo, muito acolhedor, solidário e extremamente pacíficos. Além disso, eles são nômades desde os primórdios. Sua civilização se baseia nos alicerces da família, com a figura dos patriarcas, mas por outro lado poligâmica, onde o homem possui o direito de ter mais do que uma mulher, na medida é claro em que tem mais riqueza.

Os esquimós acreditam que as crianças nascidas, são na verdade, reencarnações de seus antepassados. Eles ainda creem que existem seres superiores, mas não acham necessário fazer orações ou tipos de cultos. Os esquimós são seres pequenos. As mulheres medem em média 1,50 metro e os homens, dez centímetros a mais. Os membros são bem curtos, mas em compensação, os corpos são fortes.

As terras onde os esquimós habitam, são muito frias, e por isso, fica invalidado o crescimento de plantas. Assim, a única alternativa que resta para os esquimós sobreviverem, é pescar e caçar. Por este motivo, é muito comum ver esquimós andando em companhia de cães, que os ajudam a puxar os trenós, caracterizado com o meio de transporte principal e que também ajudam na caça.

Os homens esquimós têm a função de prover os alimentos para a família, e para isso vivem da pesca de baleias e de focas. Além disso, eles são os responsáveis pela preparação dos utensílios que utilizam para a caça. As mulheres, costumam ficar dentro de suas casas, e se dedicam basicamente a costurar e a cozinhar.

Nos animais caçados, tudo se aproveita, incluindo os ossos, a pele, a carne, o intestino e a gordura. Como o significado da própria palavra, no idioma algonquino, esquimó pode ser definido como o comedor de come crua. Antigamente, eles até se alimentavam de carne fervida, mas começaram a achar que este era um processo muito demorado, além do que havia uma certa escassez deles. Como consequência, os esquimós passaram a se alimentar de carne crua.

As roupas desses esquimós são feitas utilizando pele de foca. Essa roupa é forrada com pele de raposas ou de ursos, e a pelagem está voltada para a parte de dentro. Além disso, elas são costuradas com os tendões desses animais.

Durante a época de inverno, é extremamente comum que fiquem escassos a procura de alimentos. É justamente nessa época do ano, que os homens saem em viagem para caçar. Quando essas costumam durar muito tempo, se faz necessário a construção de casas feitas de gelo, são os famosos iglus.

O idioma dos esquimós se divide em quatro dialetos que são bem parecidos, e que só possuem verbos e substantivos.

Curiosidade

Atualmente, os cientistas consideram que os esquimós são um grande desafio para a nutrição moderna, já que segundo eles, este povo consegue viver sem se alimentarem de carboidratos. Um cardiologista americano, através de pesquisas, conseguiu verificar que os esquimós possuíam uma grande expectativa de vida, não apresentando nenhum registro de doenças vasculares e de doenças do coração. O estudo desse médico possibilitou que surgisse a Dieta de Atkins no final do século XX, na qual é proposta uma dieta rica de gorduras e de proteínas e pobre no quesito carboidratos.