Estrutura Interna da Terra e Placas Tectônicas: Manto, Crosta, Sima e Sial


Estrutura Interna da Terra

A estrutura interna da Terra é o conjunto de estados em que se apresentam as áreas interiores. Essa composição é estratificada e classificada de acordo com a composição física e química dos elementos predominantes em cada uma dessas estruturas.

O conhecimento dessas estruturas é importante para o entendimento da dinâmica e das transformações do planeta. Divide-se o interior da Terra em três camadas: núcleo, manto e crosta terrestre. Essas camadas estão separadas pelas descontinuidades de Mohorivicic e Gutemberg.

Crosta Terrestre

A crosta terrestre é a camada mais superficial e também a menor delas. É composta por rochas sólidas e é rica em minerais, como magnésio, alumínio e silício. A espessura média da crosta terrestre é de 25 km, podendo chegar a 70 km em áreas continentais.

A crosta terrestre é dividida em dois tipos de estrutura, de acordo com sua composição: sima e sial. Sima, ou crosta inferior, é uma composição com presença de silício e magnésio. O sial é a crosta superior, composta de alumínio e silício.

Placas tectônicas

A crosta terrestre não é uma estrutura uniforme. É fraturada em vários pedaços, aos quais chamamos de placas tectônicas, que se deslocam lentamente, dando origem à composição do relevo, sobretudo na origem das regiões montanhosas. É essa movimentação a responsável por fenômenos como os vulcões, terremotos e outros.

Manto Terrestre

O manto terrestre á a maior das três estruturas do interior da Terra, estando localizado entre a crosta e o núcleo terrestre, com profundidade que pode chegar a 2.900 km. Nos pontos mais profundos, a temperatura pode chegar a 2 mil graus Célsius.

Devido a essa temperatura, as rochas presentes no manto terrestre se apresentam em estado de pastoso a líquido. Esse estado físico das rochas é chamado de magma. O movimento do magma é o principal responsável pelas movimentações das placas tectônicas.

Núcleo

O núcleo da terra é dividido em interno e externo. O núcleo interno é uma estrutura maciça, feita de níquel, ferro e um terceiro elemento que ainda não foi identificado. É essa estrutura que condiciona o campo magnético da Terra. O núcleo externo tem composição totalmente líquida, mais fluída que a do manto terrestre. Tal fato se explica pelo fato de a temperatura poder chegar a 5.000 graus.