Europa Ocidental: Alemanha, França, Itália e Reino Unido

Europa Ocidental

Alemanha, França, Itália e Reino Unido são países da Europa Ocidental com muitas coisas em comum. Foram protagonistas da história recente da humanidade, cada qual ao seu modo.

A Itália pode ser considerada o berço da sociedade moderna. Foi naquela região que se iniciou o movimento conhecido como Renascimento. Trata-se de um movimento que ampliou o universo cultural, artístico e intelectual da Europa, que teve forte presença também na França e em outras regiões.

O Renascimento é a ponte de transição entre o feudalismo e as ideias que mudariam o mundo nos séculos seguintes. A França foi o epicentro dessas mudanças, quando no século XVIII vivenciou a Revolução Francesa, cujo marco é a Queda da Bastilha, tendo como combustível o pensamento iluminista aliado ao crescente poder da burguesia.

Por outro lado, a Inglaterra ocupou papel de destaque na Revolução Industrial, mudando o modo de produção e as relações sociais a partir do século XIX, tendo sido, ao longo daquele período, a nação mais poderosa do mundo.

A Alemanha, como é conhecida atualmente, é produto da Unificação, que ocorreu no final do século XIX. Embora o país seja relacionado aos conflitos que mataram milhões de pessoas no continente europeu e em outras terras e mares no século XX, a Alemanha sempre foi capaz de produzir grandes pensadores e artistas, mesmo antes da unificação, como Kant, Marx, Hegel, Goethe, Einstein, Wagner, Beethoven e Nietzche.

Países atualmente

Atualmente, a Alemanha é o país que possui o maior salário do mundo. Está entre as cinco nações mais ricas do mundo e também entre os cinco países com o maior IDH.

A França, ao longo de sua história, sempre produziu pensamento e arte, tendo nomes como René Descartes, Emile Durkheim, Michel Foucault, Strauss, Jean Paul Sartre, Claude Monet, Renoir, Rodin, Matisse e muitos outros.

Em comum, nos dias atuais, França e Alemanha ocupam lugar de destaque no continente europeu, sendo nações industrializadas, a exemplo da Inglaterra e da Itália.

Inglaterra

A Inglaterra, cuja capital é Londres, possui 55,9 milhões de habitantes, com PIB de U$ 2,4 trilhões, tendo como principais atividades econômicas a indústria, o turismo, o comércio exterior e o setor financeiro. O IDH inglês é de 0,940. O idioma oficial é o inglês e a moeda a libra esterlina.

Itália

A Itália ocupa uma área geográfica e 301,3 mil km², sua capital é Roma e a população é de 61,7 milhões de habitantes. A moeda é o euro e o idioma oficial o italiano. O IDH é 0,887, o PIB de U$ 1,921 trilhão. Além da forte atividade industrial, a pecuária e a mineração são atividades importantes.

França

A França ocupa um território de 543.965 km², sua capital é Paris, a população é de 65,3 milhões de habitantes, a língua oficial é o francês e a moeda é o euro. O PIB francês é de U$ 2,575 trilhões e o IDH de 0,901.

Alemanha

A Alemanha ocupa uma área de 356,7 mil km², sua capital é Berlim, a população é de 83,3 milhões de habitantes, a moeda é o euro e a língua oficial o alemão. O IDH alemão é 0,936, a economia essencialmente industrial, com um PIB de U$ 3,479 trilhões.