Fatores, Elementos e Classificação do Clima Brasileiro

Geografia,

Fatores, Elementos e Classificação do Clima Brasileiro

Elementos e Classificação do Clima Brasileiro

O clima no Brasil é conhecido por ser predominantemente quente, embora possa sofrer algumas variações em regiões específicas onde há um maior número de chuvas ou ainda pela maior incidência de massas de ar frio, por exemplo.

Fatores climáticos

Os principais fatores climáticos que podem interferir na temperatura de uma determinada região são a latitude e a altitude. No caso do Brasil, localizado em uma região onde a latitude é próxima à linha do Equador, a latitude faz com que o clima seja tropical, com temperaturas mais altas.

A altitude faz com que o clima seja mais frio conforme maior a altitude de um local, o que proporciona poucos lugares com temperaturas elevadas no Brasil, uma vez que o país possui um relevo modesto, embora algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, possam apresentar temperaturas mais baixas ocasionalmente em relação a cidades com menor altitude.

Outros fatores que podem resultar em alterações climáticas são as correntes marítimas quentes, áreas florestais ou grandes concentrações urbanas. Estes fatores podem elevar ou diminuir a temperatura de algumas regiões no Brasil.

Elementos climáticos

Os elementos climáticos que podem gerar alterações no clima do Brasil são, especialmente, as massas de ar, que podem ser quentes ou frias. Por ser um país de grande extensão territorial, as diferentes regiões do Brasil podem ser afetadas por massas de ar originadas de diferentes locais.

As principais massas de ar que atingem o Brasil são:

– Massa de ar atmosférica
– Massa equatorial atlântica
– Massa equatorial continental
– Massa polar atlântica
– Massa tropical atlântica

Classificações climáticas do Brasil

Também devido ao seu grande tamanho territorial, o Brasil possui diferentes classificações climáticas, sendo as principais as seguintes:

– Tropical chuvoso com estações secas
– Tropical chuvoso úmido
– Tropical com chuvas ocasionais
– Seco e quente com chuvas