Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (FIMAI)


A cada ano que passa, a natureza sente os efeitos da ação humana. O efeito estufa e aquecimento global têm apresentado consequências irreversíveis no meio ambiente, como o derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e aumento da temperatura global. Os problemas, que em grande parte são causados pela atividade humana no planeta, geram consequências justamente para as pessoas que o habitam. No entanto, o abuso de ações destrutivas, como as queimadas, o desmatamento e a poluição, continua, o que torna a tentativa de recuperação da natureza mais distante.

Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (FIMAI)

Com o objetivo de implementar processos urbanos mais sustentáveis, respeitando a natureza sem comprometer o avanço tecnológico do mundo, diversos eventos em prol do meio ambiente ocorrem em todo o mundo todos os anos. Nestes eventos, são discutidas ações que podem minimizar os efeitos da ação humana sobre a natureza e formas para reverter consequências já estabelecidas no meio ambiente. Alguns destes eventos conseguem até mesmo estabelecer acordos com nações, de modo a atribuir responsabilidades a países.

A Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (FIMAI) é um destes eventos, que ocorre anualmente no Brasil. Também conhecida como “Ecomondo Brasil”, a feira tem seu foco em tecnologia sustentável, apresentando métodos efetivos e testados para diversos processos cotidianos ou industriais. As alternativas são, nada mais que, uma tentativa de aliar desenvolvimento tecnológico com sustentabilidade, auxiliando o meio ambiente a se reconstruir. Conheça um pouco mais sobre o evento!

Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade: o evento

Realizada anualmente no Brasil, a Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresenta produtos sustentáveis e tecnológicos, que variam desde equipamentos a novos métodos de desenvolvimento em diversas áreas. Os temas que norteiam as apresentações realizadas na feira são água, energias renováveis, laboratórios, recuperação de áreas contaminadas, resíduos, emissões, equipamentos e tecnologias.

A feira conta com expositores que apresentam suas soluções tecnológicas baseadas na sustentabilidade. Todos os anos a feira se aproxima de temas específicos, voltando seu foco a um tipo de processo que necessita de atenção especial dos métodos sustentáveis. No próximo ano, por exemplo, as tendências de destaque a serem apresentadas estarão relacionadas a resíduos sólidos urbanos e industriais, reciclagem automotiva e eficiência energética.

Além de apresentar resultados de ampla importância para o meio ambiente, a feira também movimenta o mercado e as transações nacionais e internacionais das empresas participantes. Com o auxílio da estrutura e método da Ecomondo Europa – uma das maiores feiras do âmbito – o evento possibilita a participação de expositores de todo o mundo, desde que se adaptem a proposta da feira. Com produtos de qualidade, a troca de experiências e negociações entre expositores do Brasil e do mundo aquece a economia do país e torna a participação do evento ainda mais essencial.

Por fim, a troca é benéfica para o meio ambiente, que ganha processos mais sustentáveis, e para a economia, que é influenciada pela presença de novas tecnologias e negociações entre empresas variadas. Para participar do evento, você pode ser visitante ou expositor. Agora vamos conhecer um pouco do perfil dos participantes da Ecomondo Brasil.

Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade: visitantes e expositores

Há duas formas de participar da Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade: como visitante e como expositor. Em ambos os casos, os participantes possuem perfis que se relacionam com os objetivos da feira, de modo a contribuir ainda mais para o seu andamento.

Os expositores da Ecomondo Brasil se tratam de empresas que oferecem soluções sustentáveis em diversos meios, como reciclagem e biotecnologia. Desde a apresentação de métodos de recuperação do meio ambiente até a implementação de equipamentos e novas tecnologias para os mais diversos tipos de empresa. Para o expositor, o evento é uma oportunidade muito importante de encontrar empresas e pessoas a quem o seu produto é direcionado. Com o público específico presente no local, as chances de interação e participação em negócios consideravelmente.

Os visitantes da Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade variam entre empresários, ambientalistas, representantes de indústrias que trabalham diretamente com a exploração de recursos naturais, entre outros. Por se tratar de um evento voltado especificamente a tecnologia sustentável, os visitantes são pessoas que procuram soluções para seus negócios e formas de se atualizar no âmbito de produção ecológica. Grande parte destes profissionais são pessoas que possuem poder de decisão dentro de suas empresas, o que facilita o processo de implementação de algum material exposto. Para os visitantes, o evento é uma chance de conhecer diversas tendências e novidades no ramo em um só lugar, com a garantia de bons serviços.

Agora que você conhece a Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, é possível visitá-la na próxima edição. Em 2016, o evento ocorreu em São Paulo entre os dias 4 e 6 de outubro. Informações sobre a próxima edição ainda não foram divulgadas. Para ficar ligado no evento, você pode acompanhar o site e o aplicativo da feira.