Fontes de energia no Brasil: Petróleo, Gás Natural, Carvão, Urânio, Álcool, Biodísel e Hidroelétrica

Fontes de energia no Brasil

O Brasil possui uma das mais diversificadas matrizes energéticas do mundo. A matriz energética representa o conjunto de fontes utilizadas para a produção de energia.

No Brasil, a principal fonte energética é o petróleo, seguido dos derivados de cana, das hidroelétricas, do gás natural e do carvão vegetal.

Petróleo

O petróleo é um material orgânico, encontrado em grande quantidade no país, sobretudo a partir da descoberta dos campos do pré-sal. A principal destinação da produção do petróleo é a produção de combustíveis para veículos motores, como gasolina, querosene e óleo diesel.

Outro grande volume de petróleo é utilizado para movimentar as termoelétricas, que são alimentadas com outros combustíveis fósseis e respondem por 20% da produção brasileira de energia.

Gás natural

O gás natural também é utilizado pelas termoelétricas, que utilizam combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo e carvão para produzir energia. O gás natural representa 12,3% do combustível utilizado no Brasil, produzido a partir de uma combinação de gases. É extraído de rochas porosas profundas.

Carvão

O carvão mineral é bastante utilizado nas usinas termoelétricas, mas representa apenas 5,5% da matriz energética brasileira. O Brasil utiliza também a lenha e o carvão vegetal, que já é responsável por 8% da produção de energia.

Urânio

O urânio é o mineral utilizado nas usinas nucleares, que respondem por 2% da energia produzida no Brasil. O Brasil tem a sexta maior reserva de urânio do mundo, mas encontra graves entraves para o avanço da instalação de usinas nucleares, muito comuns nos países mais ricos.

Álcool

O álcool é um biocombustível produzido a partir do processamento da cana-de-açúcar e obtenção do etanol. É utilizado principalmente para movimentar veículos automotores.

Biodiesel

O biodiesel é obtido por meio de processamento de óleos vegetais ou gorduras animais. Pode ser extraído de fontes como a mamona, a soja, o dendê, babaçu, amendoim, girassol e outros.

Hidroelétricas

As hidroelétricas produzem 12,6% da energia consumida no Brasil. Utilizam o curso de água dos rios para produzir energia.