Industrialização no Brasil: Regiões Centro-Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste


Industrialização no Brasil

A industrialização brasileira foi um processo que começou tardio e que gera reflexos até hoje. A nossa “Revolução industrial” aconteceu somente na primeira metade do Século XX. Com particularidades e problemas, as regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Nordeste e Norte possuem pelo menos um pouco de industrialização atualmente.

Sul
Apesar de ser a segunda maior região industrializada, o Sul começou tarde no processo. Foi somente nos anos 70 que o Sul entrou uma revolução no setor. Antes disso a região vivia, basicamente, da economia primária (agricultura e pesca, por exemplo).

Hoje o Sul se destaca pela produção industrial de:

– Alimentos;
– Bebidas;
– Calçados;
– Papel;
– Moda;
– Veículos;
– Derivados do petróleo.

Sudeste
A região mais industrializada do país contou com fatores como o incentivo estatal e ainda a explosão migratória. A situação contribuiu, também, para que a região se tornasse a mais populosa e mais desenvolvida. A produção industrial do sudeste se destaca por produções nas áreas:

– Siderurgia;
– Metalurgia;
– Petrolífera;
– Alta tecnologia;
– Naval.

Centro-Oeste
O Centro-Oeste passou boa parte do tempo voltado para a produção de matéria prima. Por causa disso a região não recebeu um investimento industrial e segue sendo referência em áreas como o agronegócio, por exemplo. As principais indústrias do Centro-Oeste são do setor:

– Alimentício;
– Farmacêutico;
– Madeireiro;
– Minerais não metálicos;
– Borracha.

Nordeste
Um dos estados que mais sofrem com a baixa industrialização é o Nordeste. Por causa da falta de incentivo, os estados têm baixa produtividade e pouca diversificação. Entre os setores industriais da região estão:

– Alimentício;
– Calçadista;
– Vestuário;
– Extração mineral.

Norte
O Norte brasileiro sofre ainda mais com a pouca industrialização do que o Nordeste. O cenário sofreu uma melhora a partir de 1957, com a criação da Zona Franca de Manaus. Estão entre as principais produções da indústria no Norte:

– Eletrônicos;
– Motocicletas;
– Alimentício.