Líbano


O Líbano é um país de enorme valor cultural e histórico – começando pelo abrigo da Civilização Fenícia. Suas ligações são ao Sul com Israel, a Leste e a Norte com a Síria e a Oeste com o Mar Mediterrâneo. Só para se ter uma ideia, é no Líbano onde estão as maiores colunas romanas já construídas. Elas são Patrimônio da Unesco e estão dentro de um templo construído com dedicação ao Deus Baco. O que mais você sabe sobre o Líbano? A seguir, confira mais informações sobre o país.

Líbano

Sobre o Líbano

O Líbano, também conhecido como República Libanesa, é uma pequena nação localizada na Ásia Ocidental.

Entre os anos de 1975 e 1990 o país ficou conhecido por abrigar um enorme confronto entre muçulmanos e cristãos. Infelizmente, milhares de mortes e muita destruição foram registradas no território durante este período.

Para a reconstrução do país – e principalmente de sua infraestrutura – o Líbano contou com auxílio financeiro dos franceses e alemães. Não tardou para que a capital Beirute se reestabelecesse tanto economicamente como também como polo turístico no Oriente Médio.

Mas, entre 2000 e 2006 o território foi mais uma vez alvo de ataques dos israelenses – o que provocou enorme devastação no país, e especialmente, na capital.

Após anos e anos envolvida tanto em conflitos externos, quanto principalmente internos, a nação libanesa foi perdendo força – principalmente no que se refere à sua economia, que antes disso, era uma das de maior prosperidade do Oriente Médio.

Com a guerra na Síria chegando a suas fronteiras, o Líbano vem sendo cada vez menos alvo dos turistas – sendo este um dos fatores que justificam a queda do PIB do país. Atualmente, 20% do PIB é composto por agricultura, outros 20% pela indústria e os demais 60% pelo setor de serviços.

A seguir, confira maiores informações sobre o Líbano referentes à população, aspectos culturais, economia e outros dados.

Informações gerais sobre o Líbano

• Dados principais sobre o Líbano

O Líbano é um país com área total de 10.400 km² localizado na Ásia Ocidental. Sendo assim, é uma nação pequena e habitada por algo como 5,8 milhões de indivíduos (com base no último senso, realizado em 2015).

Outras informações principais sobre o Líbano são as seguintes:

• Capital: a capital do Líbano, como já vimos anteriormente, é a cidade de Beirute;
• Moeda: a moeda do país é a libra libanesa. De acordo com a cotação atual, um dólar americano equivale a algo como 1500 libras;
• Nacionalidade: os indivíduos que nascem no Líbano são conhecidos como libaneses;
• Independência: o Líbano ganhou independência no dia 22 de novembro de 1943, sendo esta data comemorada até hoje em todo o país;
• Regime de governo: o Líbano é um país republicano e parlamentarista;
• Fuso: o fuso horário do Líbano é de + 5 horas;
• Principais cidades: além da capital Beirute, outras cidades também conhecidas são Tripoli, Tyr, Zahlah e Sayda.

• Dados sociais e culturais sobre o Líbano

O Líbano é um país composto por uma incrível variedade de grupos – tanto religiosos como étnicos. Todos eles são autorizados a viver no território seguindo seus próprios costumes e tradições.

Os principais dados sociais e culturais sobre a nação são os seguintes:

• Idioma oficial: a língua oficial do Líbano é o árabe. Porém, armênio, curdo e francês também são cultivados;
• Composição da população libanesa: a população do país é basicamente composta por 81% árabes libaneses; 16,5% árabes sírios; 1,5% árabes palestinos e 1% de armênios e curdos;
• Densidade demográfica: estima-se 406 habitantes por quilômetro quadrado no território libanês;
• Distribuição populacional: o Líbano conta com concentração de 87,1% dos moradores em área urbana, enquanto apenas 12,9% dos indivíduos optam pela área rural;
• Religião: a religião predominante no país é o islamismo, com cerca de 56% de adeptos. Além disso, algo como 36% dos habitantes são cristãos (sendo 11,5% ortodoxos, 25% católicos e 0,5% protestantes) e outros 7% são drusos;
• O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) libanês é considerado alto, sendo ele de 0,769.

Outros aspectos também merecem destaque quando falamos sobre o desenvolvimento humano no Líbano. Só para se ter uma ideia, a expectativa de vida ao nascer no país é altíssima: sendo ela de 71,7 anos.

Além disso, todas as residências possuem acesso à água de qualidade (potável) e menos do que 5% da população sofre com desnutrição. As taxas de analfabetismo também são baixas: de 10,4%.

Dados sobre economia

Entre os principais produtos cultivados em território libanês podemos destacar: uva, frutas cítricas, tomate, tabaco e batata. Já a mineração é baseada em linhito e ferro, enquanto a pecuária se concentra em ovinos, bovinos, aves e caprinos.

Atualmente, algo como 1,48 milhão de libaneses trabalham na construção do PIB e renda per capita do país, que são os seguintes, respectivamente: US$81,2 bilhões e US$17,9 milhões. Ambas as estimativas são do ano de 2014.