Localização, Divisão Politico-Administrativa e Paisagens do Brasil


Divisão Politico-Administrativa e Paisagens do Brasil

O Brasil é um país localizado na América do Sul, no Hemisfério Sul, sendo cortado em seu extremo norte pela linha do Equador, tendo quase todo o seu território localizado na faixa tropical, o que determina as condições climáticas do país, extremamente favoráveis, em grande parte do território, às atividades agropastoris.

Com 8.514.876 km², é o quinto maior país do planeta em território, o que implica em quatro horários diferentes no território nacional. São 4.319, 4 km de distância entre o extremo oeste, a nascente do rio Moa (AC), e o extremo leste, a Ponte do Seixas (PB).

Apenas Chile e Equador, na América do Sul, não fazem fronteira com o Brasil, que tem o Oceano Atlântico banhando a costa leste. O extremo norte do Brasil é o Monte Caburai (RR) e o sul é o Arroio Chui (RS).

O Brasil está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, no hemisfério ocidental. O país ocupa praticamente a metade da América do Sul, consequência de sua ocupação por Portugal ter sido condicionada pelo Tratado de Tordesilhas, que dividia o continente em duas porções, oriental e ocidental, entre Portugal e Espanha, respectivamente.

Divisão política

Esse imenso território é dividido politicamente em 26 estados e um Distrito Federal, Brasília, capital da República Federativa do Brasil.
Cada estado é dotado de autonomia administrativa, política e econômica, assim como os municípios, que são entes territoriais e políticos presentes nos estados.

Ainda no aspecto da divisão política, o país é dividido em cinco blocos regionais, que são identificados por características próprias, servindo essa divisão como insumo para o estabelecimento de políticas específicas.

O Brasil é dividido em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Paisagens

Um dos elementos que identificam e diferenciam cada região estão as paisagens. A Floresta Amazônica é a principal paisagem na região Norte do país, enquanto o cerrado é a marca registrada do Centro-Oeste.

Nordeste, Sul e Sudeste são banhados pelo Oceano Atlântico, de modo que as paisagens litorâneas, devido à extensão territorial, sejam diversificadas e deslumbrantes.

O país é todo banhado por um generoso complexo hidrográfico, que proporciona paisagens deslumbrantes, como as Cataratas do Iguaçu, na Região Sul. O planalto é o relevo predominante, ocupando cerca de 5 mil km², mas grande parte do território também é ocupado por planícies, com cerca de 3 mil km², sendo as principais a Planície Amazônica, a Litorânea e o Pantanal.