Os conflitos no subcontinente indiano


Os conflitos no subcontinente indiano

Compreende-se como subcontinente indiano toda a região que engloba Índia, o Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão. Cada país com sua característica, o resultado desse subcontinente foi uma grande diversidade religiosa, linguística e étnica, a qual perdurou até o século XVIII. Até essa época, toda a população estava distribuída em vilas e povoados.

Foi no século XIX que a Inglaterra começou a desenvolver o seu domínio sobre toda a região, utilizando para isso a organização da Companhia das Índias Orientais. Para estabelecer esse controle sobre a grande região, a estratégia utilizada foi justamente as divergências religiosas entre os povos. A Índia, que era o principal alvo da colonização, foi submetida a agricultura com foco na exportação (até então a agricultura era de subsistência), servindo a Índia, de fornecedora de matéria-prima, que em seguida, atuaria também como compradora dos produtos manufaturados.

Quando começam os conflitos no subcontinente indiano

Foram vários os conflitos que marcaram o subcontinente indiano e as inúmeras tentativas de colonização. Os conflitos tiveram início quando Mahatma Gandhi, em 1915, retornou para a Índia e se uniu ao Partido do Congresso. A partir dessa época, Mahatma Gandhi começou a organizar movimentos de desobediência civil, contra o consumo dos produtos ingleses e contra o modelo britânico imposto pelos colonizadores.

O grande diferencial é que todas as movimentações foram de ordem pacífica. Uma das principais características dos conflitos no subcontinente indiano era justamente a aceitação passiva das represálias. Ou seja, Os próprios manifestantes aceitavam as represálias que vinham posteriormente das forças coloniais, o que agregava o caráter de não-violência aos conflitos.

Na década de 30 a participação do povo nas organizações aumentou consideravelmente e Mahatma Gandhi já havia se tornado um verdadeiro líder popular. Foi através desses movimentos que em 1947 a Inglaterra permitiu a independência às colônias que faziam parte do subcontinente indiano.

No entanto, essa disputa colonial resultou na divisão da colônia em dois países: a Índia e o Paquistão.