Projeções, Tipos e Tamanhos de Escalas na Cartografia


Projeções, Tipos e Tamanhos de Escalas na Cartografia

A cartografia é uma das mais importantes áreas de estudo da humanidade, pois desde os tempos mais antigos a localização no planeta sempre foi uma das principais preocupações dos seres humanos.

Assim, com o auxílio da cartografia, é possível que sejam elaborados mapas e rotas que indiquem a localização exata de uma pessoa em qualquer ponto do planeta, de forma que esta possa se orientar geograficamente.

Projeções cartográficas

As projeções são muito importantes na cartografia, sendo uma forma de se localizar sobre a superfície terrestre com a utilização dos meridianos e paralelos. As principais projeções cartográficas são a projeção cilíndrica, a projeção cônica e a projeção azimutal.

A projeção cilíndrica é uma forma de projeção muito utilizada na navegação, especialmente por sua característica de manter as formas e ângulos dos continentes. Já a projeção cônica é mais utilizada na produção de mapas de áreas com latitudes médias, na qual a superfície terrestre se representa sobre um cone imaginário.

A projeção azimutal, diferentemente, é realizada por meio da obtenção de uma tangente que indica um ponto central na superfície da Terra, sendo mais utilizada para as regiões polares do globo.

Tipos de escalas

As escalas cartográficas podem ser divididas em dois grupos. Um deles, e o mais comumente utilizado é o tipo numérico, no qual a escala é representada por uma razão, como (1:100.000), por exemplo.

Além disso, a escala pode ser também gráfica, quando esta é representada por uma reta com seções idênticas, como 2 em 2 quilômetros, por exemplo.

Tamanho das escalas na cartografia

As escalas na cartografia também são divididas em três grupos, sendo eles os das grandes, médias e pequenas escalas.

As grandes escalas são aquelas em que a projeção é de até (1:100.000), enquanto a média escala corresponde aos mapas que possuem uma razão de até (1:500.000), enquanto as pequenas escalas representam valores ainda maiores que estes.