Relevo, Litoral, Hidrografia, Clima e Vegetação da Ásia

Geografia,

Relevo, Litoral, Hidrografia, Clima e Vegetação da Ásia

Relevo, Litoral, Hidrografia

Dentre todos os continentes do planeta Terra, a Ásia é o maior deles, representando 30% de toda a superfície terrestre emersa. O território asiático conta com, aproximadamente, 44 milhões de quilômetros quadrados.

Relevo

O relevo asiático possui uma importância muito grande em diversos termos, pois é nesta região onde se localiza, por exemplo, o chamado “teto do mundo”, no Planalto do Pamir.

Também é no relevo asiático que se encontra o pico mais elevado do mundo, o monte Everest, além de outras das maiores montanhas do mundo. Além disso, outros pontos muito importantes do relevo da Ásia são as planícies da Sibéria e da Mesopotâmia.

Litoral

O litoral da Ásia apresenta uma série de particularidades, fazendo com que tenha recortes bastante variados, resultados de uma série de acidentes geográficos ocorridos durante sua formação.

Assim, o litoral asiático é representado pela presença de muitas ilhas, penínsulas, mares, golfos e estreitos.

Hidrografia

Por ser o continente mais extenso do mundo, a hidrografia da Ásia apresenta uma série de rios, lagos e bacias que possuem uma grande importância para suas regiões.

Um bom exemplo dos rios mais importantes para a hidrografia asiática é o Obi-Irtysh, na Sibéria, com mais de 5500 km de extensão, o maior de todo o continente.

Clima

Devido à sua grande extensão territorial, o clima da Ásia apresenta diversos tipos de características de acordo com a região.

No extremo norte, por exemplo, o clima é polar, com temperaturas de até -70°C, enquanto ao sul podem ser percebidos climas áridos e semiáridos, na região da Arábia Saudita, por exemplo, com desertos quentes.

Vegetação

A vegetação asiática também apresenta uma diversidade muito grande, caracterizada especialmente de acordo com o clima.

Nas regiões mais frias, o mais comum é a presença de liquens e musgos, enquanto nas áreas mais quentes o mais comum é que sejam encontrados vários tipos de vegetação, que podem formar as florestas, por exemplo.