Resumo África


A África consiste em um continente rico em diversidade não só em suas características naturais, como também sociais e históricas. O continente, que possui algo como 1,033 bilhão de habitantes e 30 milhões de km², é o segundo mais populoso e o terceiro em maior área de todo o mundo.

Resumo África

Há quem diga que a África é o ‘berço’ da história da humanidade – uma vez que os primeiros registros de home sapiens são nesta área e há mais de 2 milhões de anos. Mas afinal, o que você já sabe sobre a África? Fique com a gente neste artigo e conheça aspectos culturais, demográficos, físicos e outros da região.

Sobre a África

O território africano é cortado por 4 diferentes “linhas imaginárias”: Trópico de Capricórnio, Trópico de Equador, Trópico de Câncer e pelo Meridiano de Greenwich. Já a linha do Equador divide o país quase que ao meio, distribuindo as terras africanas entre os hemisférios sul e norte do mundo.

Além disso, uma pequena porção africana integra o hemisfério ocidental, apesar de grande parte das terras fazer parte do hemisfério oriental.

A África é separada da Europa por um único detalhe: o continente é cortado ao Norte pelo Mar Mediterrâneo. Já no extremo Nordeste há ainda uma pequena fronteira com a Ásia – entre o Egito (na África) e a região da Turquia localizada na Ásia. Nesta mesma região o continente também é limitado pelo Mar Vermelho. A Oeste a África faz fronteira com o Oceano Atlântico e a Leste pelo Oceano Índico.

Ao todo, o continente é formado por 55 países estando eles distribuídos pela África Oriental, África Setentrional, África Ocidental, África Meridional e África Central.

Os países africanos são os seguintes: Chade, Eritreia, Botsuana, Congo, Burundi, Camarões, Djibuti, Benin, Burkina Fasso, Costa do Marfim, Cabo Verde, Egito, Etiópia, Guiné, Gambia, Gana, Lesoto, Malavi, Guiné Equatorial, Líbia, Libéria, Guiné-Bissau, África do Sul, Argélia, Angola, Madagascar, Malavi, Ilhas Comores, Mauritânia, Namíbia, Nigéria, República Centro-africana, Ruanda, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Tunísia, Zaire (atual Congo), Zimbabué, Marrocos, Ilhas Maurício, Moçambique, Niger, Quênia, República Democrática do Congo, Saara Ocidental, São Tome e Príncipe, Serra Leoa, Somália, Sudão, Togo, Uganda e Zâmbia.

Aspectos sobre a África

A seguir confira maiores informações sobre diferentes aspectos da África.

População

Como já vimos lá em cima, a população africana é de 1,033 bilhão de indivíduos, sendo o continente o segundo mais populoso do mundo.

Ao mesmo tempo em que essa estatística impressiona ela também assusta. Isso que mais de 1/3 da população africana sofre com subnutrição crônica.

Na África considerada “Subsaariana” estão os países mais pobres de todo o mundo em que há enormes índices de proliferação de doenças e desnutrição.

As regiões africanas mais desenvolvidas, por sua vez, são: Norte da Líbia, África do Sul, Nigéria, Egito e Argélia.

Clima

O clima do continente é predominantemente tropical e equatorial na grande maioria das nações. Já nos extremos Sul e Norte o clima é temperado.

Ao Norte está localizado o Deserto do Saara, que além de ocupar 1/3 de toda a África, é uma das áreas mais áridas do mundo.

Por outro lado, o Rio Nilo (localizado no Egito e local onde a civilização egípcia antiga surgiu) é a região com maior fertilidade de todo o planeta Terra.

Sobre o relevo há maior predominância de planaltos, sendo eles centro-meridionais, setentrionais e orientais. Já a vegetação é marcada por florestas equatoriais e savanas. Nas savanas animais como leões, leopardos, girafas, hienas e muitos outros marcam presença.

Economia

Economicamente falando, a África reflete no país com maior pobreza mundial.

Só para se ter uma ideia, o PIB de todo o continente é apenas 1% do PIB mundial. Mesmo com forte presença de riquezas naturais, os IDHs dos países africanos são os mais baixos do planeta.

Entre os problemas mais graves estão: problemas sociais, analfabetismo, desnutrição e altas taxas de mortalidade infantil.

O quadro é agravado cada vez mais pelo fato de que a maioria das nações africanas são exportadoras – especialmente de matéria prima. Isso faz com que eles se tornem extremamente dependentes de outros países, com destaque para os países subdesenvolvidos e desenvolvidos.

Além disso, apesar da alta concentração de recursos naturais, estes estão ‘concentrados’ na mão de poucos – o que agrava cada vez mais a desigualdade social. Questões políticas e sociais também são extremamente conflituosas até os dias de hoje em todo o continente africano.

A seguir, confira mais informações e curiosidades sobre o continente africano.

• O ponto mais alto da África está localizado na Tanzânia, no Monte Kilimanjaro – ele possui 5.895m de altitude;
• As principais ilhas africanas são: Ilha de Seicheles, Madagascar, São Tomé e Príncipe, Ilhas Maurício, Cabo Verde, Madeira, Comores e Canárias;
• Já os principais rios, com exceção ao Rio Nilo que é o maior temos: Congo, Níger, Orange, Limpopo e Zambeze.