Resumo sobre a cidade de Tóquio


Conhecer um pouco mais sobre as cidades mais famosas ao redor do mundo é interessante não apenas para aqueles que pensam em investir em um intercâmbio, mas também para quem quer aprender mais sobre o local e a cultura ali presente. A capital do Japão, Tóquio, é uma cidade limpa, organizada e que conta com o que há de mais moderno em tecnologia. Mas também é possível encontrar outras atividades por lá caso não seja assim tão fã de modernidades, afinal é um local que mistura o moderno com o tradicional.

Resumo sobre a cidade de Tóquio

Tóquio é considerada uma das maiores metrópoles do planeta, contando com mais de 37 milhões de habitantes. É também um dos principais centros financeiros do mundo. Seu clima é temperado e as chuvas costumam ser comuns na região, assim como a neve. Nesse resumo sobre Tóquio você irá conhecer um pouco mais sobre essa cidade, incluindo os problemas por ela enfrentados.

Motivos que tornam a cidade mais atrativa

• Segurança acima de tudo
Grandes cidades costumam ser perigosas devido ao grande fluxo de pessoas, no entanto esse não é o caso de Tóquio. A cidade prima pela segurança e qualidade de vida.

• Modernidade e tecnologia
Quem ama tecnologia e tudo o que há de mais moderno sabe que irá se sentir em casa em uma visita a Tóquio. Ao andar pelas ruas é possível encontrar construções antigas e tradicionais em meio a projetos de arquitetura moderna. Sem contar as luzes neon e todo aquele ar de metrópole que farão você se sentir perdido entre tantas opções do que fazer – e comprar.

• Costumes tradicionais
Apesar de toda a modernidade, uma coisa é preciso deixar bem clara nesse resumo sobre Tóquio: Os japoneses são bastante tradicionais e ainda preservam antigos costumes.
Será possível encontrar pessoas mais modernas, de cabelos coloridos e roupas da moda, no entanto, andando em outra rua da cidade você poderá se deparar com mulheres de quimono e até mesmo com as famosas gueixas.

• Gastronomia incrível
O sushi e o sashimi são os grandes destaques da culinária japonesa. Em qualquer esquina de Tóquio é possível encontrar um restaurante ou qualquer outro lugar barato para apreciar essas delícias.
Apesar disso, a gastronomia japonesa não se resume apenas a isso. É possível encontrar outras opções como macarrão, arroz e até mesmo legumes. Só é preciso estar preparado e com prática para usar o famoso hashi, pois tudo se come fazendo uso dos famosos palitinhos.

• Cultura rica e diferente
A cultura japonesa está por todas as partes, já que a cidade mistura modernidade com construções antigas e costumes tradicionais.
Os templos religiosos e os museus são os principais locais que guardam a história e a cultura de Tóquio. Os primeiros, muitas vezes escondidos em meio as luzes neon e toda aquela movimentação da metrópole ainda assim conseguem oferecer um momento de paz e tranquilidade para quem os visita. Vale comentar que a maior parte da população é budista.

Problemas enfrentados por Tóquio

Claro que nem tudo são flores e nesse resumo sobre Tóquio apresentaremos também os problemas enfrentados por essa metrópole.
A grande maioria é um reflexo ao tamanho da população e quem observa a cidade apenas como um local turístico não percebe que ela também lida com graves problemas:

Poluição e congestionamento
A poluição e o grande congestionamento pode ser considerado um dos problemas mais sérios enfrentados por Tóquio.
O trânsito é lento e o governo já chegou a propor medidas para tentar reverter a situação, como a construção de mais anéis rodoviários, a renovação da frota de veículos das empresas e impostos sobre veículos a diesel.

• Espaço e moradia
O espaço e a moradia também são outro problema visível nesse resumo sobre Tóquio. Como há muitas pessoas vivendo na metrópole, as casas costumam ser pequenas – feitas para abrigar uma família com no máximo dois filhos. O aluguel também é caro. Tóquio pode ser considerada uma das cidades mais caras do mundo em relação ao preço dos imóveis.

O tamanho médio das residências costuma ficar entre os 60 e 65 m². A questão do espaço é tão séria que existem hotéis que oferecem capsulas para os hospedes dormirem. É algo semelhante ao conceito de um hostel e costuma sair mais em conta do que um hotel tradicional. A demanda por moradia e espaços para se hospedar ainda é maior do que a oferta, o que torna os preços na cidade muito mais caros em relação a outras partes do mundo.

• Risco de terremotos
A natureza também afeta a região e os terremotos são comuns em Tóquio. Quase todos os dias pesquisadores da Universidade de Tóquio registram abalos sísmicos de magnitude superior a 2. A população da cidade está sempre à espera de um terremoto de maiores proporções, como o que aconteceu no ano de 1923, que destruiu a cidade.

Como você pode ver nesse resumo sobre Tóquio, a cidade tem suas belezas mas também conta com um lado ruim. Ainda assim é uma das metrópoles mais interessantes de todo o mundo!