Transportes Ferroviário, Fluvial e Aéreo: Histórico, Características e Problemas


Transportes Ferroviário, Fluvial e Aéreo

Existem vários meios de transporte disponíveis para levar tanto pessoas quanto mercadorias. Ao longo dos anos é natural que haja uma evolução e surjam novidades, mas é sabido que existem problemas. Os transportes ferroviário, fluvial e aéreo são os mais conhecidos, juntamente com o transporte rodoviário.

Conheça um pouco mais sobre os transportes ferroviário, fluvial e aéreo:

Transporte ferroviário

O transporte ferroviário é um dos mais antigos e é aqueles realizado através de linhas de ferro. Os trens são os veículos responsáveis por essa tarefa e geralmente realizam o transporte de cargas mais pesadas. No Brasil é um sistema pouco utilizado.

As ferrovias ganharam bastante espaço após a Revolução Industrial, pois era necessário levar a matéria-prima de um local ao outro, principalmente as cargas maiores e mais pesadas. Seu principal problema está ligado a velocidade. É um sistema de transporte bastante lento.

Além disso, há rigidez nos horários em que são feitos os transporte e alguns locais não possuem linha férrea, impedindo que o trem chegue até lá.

Transporte fluvial

O transporte fluvial é aquele realizado através dos rios. Assim como o ferroviário, é também bastante antigo e muitas travessias (de pessoas ou produtos) eram feitas através de troncos de árvores, antes mesmo dos barcos surgirem.

Sua principal vantagem está ligada ao custo, mais baixo quando comparado com outros transportes. É também pouco poluente. Apesar disso, nem sempre é o mais recomendado, pois não há hidrovias em todo o país, limitando-se a algumas regiões, e é um meio de transporte lento.

Transporte aéreo

O transporte aéreo é aquele feito pelo ar através de aviões e helicópteros, por exemplo. Pode transportar tanto cargas como pessoas e é visto como um dos mais rápidos e seguros.

Sua história começa no século XX, com a invenção do avião, por Santos Dumont e se intensifica após a segunda guerra mundial, em que esse tipo de transporte se tornou mais prático e interessante.

Apesar de percorrer grandes distâncias em pouco tempo, esse meio de transporte ainda não é recomendado para cargas maiores e outra desvantagem do transporte aéreo está ligada ao alto custo. Sem contar que depende de condições climáticas e atmosféricas para funcionar.

Então ainda não é visto como uma principal opção para envio de produtos e até mesmo no caso de pessoas, devido ao custo, acaba ficando como uma alternativa.

Gostou de conhecer mais sobre os transportes ferroviário, fluvial e aéreo? Compartilhe esse artigo com seus amigos!