Brasil Colônia – Período Pré-colonial e Início da Colonização


Brasil Colônia

O período pré-colonial é aquele que começa no dia do descobrimento do Brasil (22 de abril de 1500) até 1530. Esse nome se dá pelo fato de que não houve qualquer interesse dos portugueses em colonizar o Brasil, já que havia maior interesse no comércio de especiarias com as Índias e não tinham homens suficientes para ocupar os territórios descobertos.

Além disso, havia pouco conhecimento sobre a nova região descoberta, principalmente em questão de riquezas que poderiam ser exploradas. Nessa época, destacam-se duas expedições exploratórias a fim de fazer um levantamento do litoral brasileiro e suas características: a primeira, liderada por Gaspar de Lemos (1501) e, dois anos depois, por Gonçalo Coelho.

Características do período pré-colonial

– Estima-se que havia entre 3 e 4 milhões de índios habitando o Brasil quando os portugueses chegaram;

– A principal atividade econômica na época era a extração do pau-brasil, uma árvore cuja madeira avermelhada era encontrada em abundância no litoral e era bastante utilizada na Europa por conta de seu corante;

– A atividade foi declarada monopólio real, ou seja, cabia ao rei conceder a permissão para qualquer pessoa a fim de explorar o pau-brasil. No entanto, o arrendatário deveria arcar com todas as despesas relativas à extração;

– Inicialmente, os portugueses contaram com a mão de obra indígena na extração, que ofereceram sua força de trabalho em troca de bugigangas oferecidas pelos colonizadores – essa troca ficou conhecida como escambo. Pouco tempo depois, os índios foram escravizados para trabalhar na retirada do pau-brasil;

– Nessa época, foram criadas as feitorias, entrepostos comerciais cuja função era armazenar e facilitar o envio de pau-brasil para Portugal. Em alguns casos, serviam também para defesa do território;

– Como a exploração do pau-brasil foi feita sem qualquer planejamento ou reposição, foi praticamente eliminado do litoral, desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte.

Início da colonização

Em 1530, o rei Dom João III decidiu iniciar a colonização do Brasil. A queda de negociações com as Índias, o baixo volume de extração do pau-brasil (já praticamente extinto) e as ameaças estrangeiras no território brasileiro (principalmente franceses) foram os fatores que levaram a esta decisão.

No ano seguinte, Martin Afonso de Souza liderou a primeira expedição colonizadora. Ao mesmo tempo, chegaram ao Brasil as primeiras mudas de cana-de-açúcar, que viria a ser uma das principais fontes de renda do período colonial.

Ainda em 1531, foi fundado o primeiro núcleo de colonização, a vila de São Vicente. Foram concedidos lotes de terra chamados sesmarias aos colonos, como forma de incentivar plantações e, assim, o povoamento da colônia.