Dia da Proclamação da Independência do Brasil – 7 de Setembro


Dia da Proclamação da Independência do Brasil

O Dia da Proclamação da Independência do Brasil é celebrado na data de 7 de setembro. Dia histórico em que o Brasil se tornou independente, livre da influência política, administrativa e econômica dos colonizadores, sobretudo de Portugal.

Em tal data, relatam os historiadores, D. Pedro I, às margens do Ipiranga, em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil, fazendo assim com que este deixasse de ser uma colônia.

Os motivos que levaram D. Pedro I a tomar tal atitude foram, segundo os especialistas, a grande vontade da elite brasileira em conquistar a independência, não só política, mas também econômica, cultural e social; o desgaste do sistema econômico implantado, na época, pela Coroa Portuguesa, em que se cobrava altos impostos e impunha restrições aos nativos; ela também se mostrou como uma tentativa de Portugal recolonizar o Brasil, diante do insucesso da primeira oportunidade, porém, sem sucesso — como a própria realidade do país, atualmente, cuida de apresentar.

O principal movimento que fez parte desse ato ficou conhecido como o Dia do Fico, em referência ao comportamento adotado pelo então D. Pedro I diante da exigência feita pela Coroa Portuguesa, que solicitou o seu retorno imediato. O Imperador não obedeceu e afirmou que ficaria no Brasil.

Antes de proclamar a independência do Brasil, D. Pedro I tomou várias medidas com a finalidade de preparar o país para receber tal processo, como: a organização da Marinha de Guerra; reunião entre os constituintes; a solicitação de retorno das tropas portuguesas; e, por fim, visitações em estados como São Paulo e Rio de Janeiro para acalmar os ânimos que colocavam em risco o seu empreendimento.

O processo de Proclamação da Independência do Brasil foi marcado por revoltas, lutas e conflitos, sobretudo na região Nordeste, principalmente nos estados da Bahia e Pernambuco. No entanto, tais manifestações foram rigorosamente reprimidas pelos tropas portuguesas.