Resumo Folia de Reis


Quando se fala em folclore, logo surge na mente alguma lenda que tenha se popularizado no país e que de certo modo transmite a ideia de tradição entre as mais variadas gerações de um país. Esse é o caso da Folia dos Reis, que comemora todos os anos, no período do Natal, a lenda de que os Três Reis Magos teriam levado presentes a Jesus Cristo. A Folia dos Reis é considerada uma manifestação cultural religiosa que geralmente é celebrada por cristãos.

Para entender do que se trata a Folia dos Reis é preciso remeter à história bíblica que relata a experiência vivida pelos Três Reis Magos há muitos anos atrás. Exposta na Bíblia ao longo do segundo capítulo do evangelho de São Mateus, a história conta que os magos teriam partido em uma jornada para encontrar o local onde o menino Jesus Cristo – chamado como o prometido Messias – fora escondido com o objetivo de prestar homenagens e também presenteá-lo.

Folia de Reis

O interessante dessa história é que todos os fatos são descritos em detalhes, até mesmo a suposta data de chegada até o esconderijo do prometido Messias. Com base em algumas informações da Bíblia, o nascimento de Jesus Cristo fora no dia 25 de dezembro e os Três Reis Magos chegaram até o local onde ele se encontrava no dia 6 de janeiro, por isso que em algumas cidades a comemoração acontece em todos os anos a partir dessa data.

É interessante que em cada cidade do país ocorre a comemoração em uma data específica, como é o caso do Rio de Janeiro, que inicia a festa no dia 6 de janeiro e finaliza-a no dia 20 do mesmo mês, que por sinal é a data em que se comemora o dia do padroeiro da cidade, o São Sebastião. Já na Bahia, a comemoração é iniciada com um tempo de antecedência, mas o dia em que a festa é ainda mais grandiosa é em 5 de janeiro, com desfiles e apresentações.

No Brasil, o estado da Bahia conta com uma das festas mais tradicionais quando o assunto é comemoração da Folia dos Reis. Mesmo o estado sendo dividido perante a religiosidade – o candomblé e o catolicismo são as duas religiões mais fortes na região – a festa conta com muitas atrações, como os desfiles com fantasias tradicionais, muita música e os teatros que demonstram a tradição, além da missa que celebra a data e ocorre na Igreja da Lapinha.

As comemorações da Folia dos Reis

Enganam-se as pessoas que pensam que a Folia dos Reis é uma comemoração típica apenas do Brasil. O que se vê é que o fato bíblico se transformou em uma comemoração em outros países, como é o caso de Portugal, que possui uma comemoração tradicional que reúne toda a população. Quando se aproxima a época de comemoração, eles passam a confeccionar os tradicionais Bolos de Reis, que são feitos com o auxílio de um brinde e uma fava.

A tradição fica ainda mais interessante em Portugal, pois há uma busca pela fava e a pessoa que encontra o ingrediente precisa trazer o Bolo de Reis no próximo ano. Os portugueses tem a tradição de “cantar os reis” – cantigas tradicionais durante essa época do ano – na porta de todas as pessoas. O interessante fica por conta das pessoas que costumam convidá-las para suas casas oferecendo diferentes refeições, sejam doces, vinhos, salgados e outros.

Outro país que demonstra a força das comemorações em função da visita feita pelos Três Reis Magos ao menino Jesus é a Espanha. Em todo o país, é comum que a população crie formas de comemorações variadas, principalmente por serem muito religiosos. Nas cidades espanholas, as crianças deixam sapatos nas janelas com capim e ervas para que os camelos dos Reis Magos se alimentem, e a lenda diz que em troca eles deixam doces para as crianças.

Essa tradição de encontrar “brindes” também é muito praticada na França e no Canadá, mas ao invés de buscarem pela tradicional fava, a população busca por uma coroa de papel. O bolo nesses dois locais chama-se “Galette des Rois”, ou no português Bolo de Reis, o qual possui uma coroa de papel em seu interior para que uma pessoa encontre e seja contemplada com o compromisso de preparar o bolo no próximo ano de comemorações.

Curiosidades da Folia dos Reis

– No Brasil não são todas as cidades que costumam celebrar a Folia dos Reis. Geralmente as cidades pequenas são as que mais se preocupam com a tradição;

– O Espírito Santo é um dos estados mais tradicionais na comemoração da Folia dos Reis e conta com mais de 90 grupos de foliões com desfiles e outras tradições;

– A Folia dos Reis conta com diferentes atrações, inclusive o canto com músicas que louvam a Jesus e também aos Santos Reis com instrumentos variados;