Reino Bizantino: Evolução Política, Economia, Sociedade, Arte e Cultura


Reino Bizantino

Também conhecido como Império Romano do Oriente, o Império Bizantino foi aquele que dominou a região do Mediterrâneo. Foi de extrema importância na formação das sociedades no final da Idade Antiga e durante a Idade Média.

Por esse motivo, neste artigo será visto a evolução política, economia, sociedade, arte e cultura desse importante Império durante o tempo em que existiu.

Economia e sociedade

Esse Império recebe esse nome devido à cidade de Bizâncio, para a qual o Imperador Constantino decidiu transferir a capital de seu Império, uma vez que o Reino Romano apresentava sérios problemas, que resultaria em sua queda definitiva.

Essa cidade, que mais tarde passou a chamar Constantinopla (hoje atual Istambul), tinha como vantagem ficar localizada entre o Mar Mármara e o Mar Negro, o que significava que era um importante polo de comércio, que enriqueceu a cidade a ponto de ser chamada de “Nova Roma”.

A economia do Império foi aquecida ainda mais pelo esquema de organização da sociedade, que tinha a seguinte hierarquia:

-Imperador e sua família;
-Nobreza (assessores do Imperador);
-Alto clero;
-Elite;
-Camada média;
-Pobres e camponeses.

Para dar maior unidade à sociedade o Imperador Justino, que governo no auge do poder e riqueza do Império Bizantino, aplicava as leis romanas e combatia as heresias, já que a sociedade era essencialmente baseada no cristianismo.

Também criou o Corpus Juris Civili, dividido em quatro partes e que influenciou a grande maioria dos códigos legislativos existentes no mundo contemporâneo.

Arte e cultura

Apesar da cultura desse Império ter recebido influências de diversos povos, como gregos, romanos, persas e árabes, foi a religião cristã que mais teve influência sobre a arte e cultura.

Assim, a maior parte da herança cultura se localiza nas Igrejas, por meio da arquitetura em forma de cruz, linhas curvas, telhados com cúpulas e imponentes colunas de mármore em cores variadas, ornamentadas com pedras e mosaicos coloridos.