Resumo Antiguidade


A Antiguidade, também conhecida como ‘Idade Antiga’, consiste em um longo período da história da humanidade. Ela se inicia já com o surgimento da escrita cuneiforme e se estende até o fim do Império Romano (quando este povo decaiu pela tomada de poder dos bárbaros).

Resumo Antiguidade
Basicamente, a antiguidade consiste em um dos períodos da história divididos pela historiografia tradicional.

Esses períodos foram separados com base nas mudanças e transformações enfrentadas pelo homem, sua relação com a sociedade e concepção sobre a mesma. Neste sentido, a historiografia se divide nas seguintes fases:

  • Pré História;
  • Antiguidade;
  • História Medieval;
  • Período Moderno;
  • História Contemporânea.

Além disso, há entre os cientistas sociais, antropólogos e historiadores a crença de que de 2001 para cá (mais especificadamente após o atentado terrorista que chocou os EUA e o resto do mundo) iniciou-se uma nova fase, a “História Pós-Contemporânea”.

A seguir, confira mais sobre a Antiguidade e quais foram os principais povos que marcaram este período.

Sobre a Antiguidade

A Antiguidade é o período que se inicia com o surgimento da escrita, ou seja, em algo como 4.000 a.C. Ele perdura até a queda dos povos romanos ocidentais, que ocorreu em 476 d.C.

Mas é claro que muitos outros povos e civilizações também marcaram presença nesta fase da história da humanidade, apesar de quase sempre a associarmos à civilização egípcia, romana, grega e à própria Mesopotâmia.

Porém, vários outros povos tiveram tamanha importância na história da humanidade – e mais especificamente, em meio à História Antiga.

Grande parte das civilizações deste período da história se desenvolveu aos arredores do Mar Mediterrâneo – com exceção à Mesopotâmia.

Basicamente a Antiguidade pode ser dividida em:

1. Antiguidade Ocidental ou Antiguidade Clássica: formada pelos povos romanos e gregos;
2. Antiguidade Oriental: formada pelos egípcios, hebreus, civilização mesopotâmica, persas e fenícios.

Principais povos da Antiguidade

Os povos mais conhecidos e também mais ‘recorrentes’ na história da Antiguidade são os seguintes:

• Civilização do Egito Antigo

O povo do Egito Antigo se desenvolveu nas margens do Rio Nilo, que até hoje possui as terras mais produtivas de todo o mundo. Eles surgiram como um grande império no nordeste africano no ano de 3.200 a.C.

• Fenícios

Os fenícios se desenvolveram em torno de 3.000 antes de Cristo e tiveram como origem um povo semita (ou seja, um povo composto por integrantes de vários povos). Eles se reuniam no Mar Mediterrâneo, mais especificadamente, na costa oriental.

• Chineses

O povo chinês se manteve isolado por anos e anos – o que se dá, especialmente, pela sua localização geográfica não tão privilegiada na época.

A civilização chinesa era a única localizada no extremo oriente. Sozinhos, eles foram responsáveis por uma grande variedade de descobertas, além da invenção e inovação de produtos.

O povo chinês também se organizou como um reino em torno de 1.500 a.C., de acordo com registros históricos. Eles se mantiveram desta forma por longos séculos.

• Povo hebreu

O povo hebreu é um dos únicos em que não há nenhum registro sobre o surgimento. Sabe-se, no entanto, que os hebraicos se responsabilizaram pelo surgimento e histórico da Antiga Israel.

• Mesopotâmica

A Mesopotâmia, área atualmente “extinta”, reuniu uma enorme civilização na Ásia Menor entre os rios Eufrates e Tigre.

Os mesopotâmicos eram separados em vários povos, sendo os mais importantes deles os babilônios e os sumérios.

• Persas

Por dois longos séculos, os persas ocuparam e comandaram toda a extensão da Ásia Menor. A civilização, que é uma das maiores sobre a qual se há conhecimento, surgiu em 549 a.C. e foi até 330 a.C. Neste período, os macedônios tomaram poder sob o povo persa.

• Cretenses

Já a civilização de Creta foi a que sucedeu a civilização egípcia. De acordo com registros históricos, ela se instalou em uma ilha em meio ao Mar Mediterrâneo, localizada nas proximidades da Ásia Menor e da Grécia.

O povo cretense, que se manteve forte desde o 3º milênio antes de Cristo, foi extremamente influente para o desenvolvimento da cultura dos gregos.

• Hindus

Já o povo hindu ocupou e dominou a Índia a partir do ano de 2000 a.C. Por conta da localização geográfica, esse povo também ficou distante dos outros por longos e longos séculos. Assim como também ocorreu na China, a civilização hindu foi responsável por inúmeras invenções.

• Macedônicos

O Império Macedônico, criado por Filipe II e reinado por Alexandre o Grande, também foi um dos maiores sobre os quais se há registro atualmente. A expansão desta civilização se iniciou no século IV a.C. e resultou em um ‘mix cultural’, o que também levou ao surgimento da cultura helenística.

• Gregos

Os gregos ocuparam o Egeu, uma península localizada no Mar Jônico e o próprio Mar Mediterrâneo do século XX a.C. a diante. Suas cidades principais eram Esparta e Atenas e eles compõem um dos povos mais influentes para a história de toda a humanidade.

• Romanos
A civilização romana também foi enorme e extremamente influente não só para a Europa, como também para a Ásia e África. A queda deste Império, em 476 d.C., marcou o surgimento de uma nova fase para a história.