Revolução Russa e Revolução Chinesa: História e Acontecimentos


Algumas das grandes potências mundiais possuem ao longo de sua história episódios marcados por grandes conflitos e revoluções, o que não é diferente com a Rússia e a China.

Revolução Russa

A Rússia viveu períodos muito conturbados entre o final do século XIX e o início do século XX, especialmente gerados pela derrota na guerra russo-japonesa, além dos distúrbios que culminaram no domingo sangrento de 1905.

Estes problemas se agravaram ainda mais com o início da primeira guerra mundial, levando assim ao início da revolução russa. É possível dividir a revolução russa em três partes:

– Revolução branca

A revolução branca é marcada pela instalação de um governo provisório na Rússia, no qual os políticos liberais compunham o governo liderado pelo príncipe Lvov.

– Revolução vermelha

A revolução vermelha acontece quando os bolcheviques cercam a cidade de São Petersburgo e derrubam o governo provisório. Após isso Lênin assume o poder e anuncia a retirada da Rússia da primeira guerra mundial.

– Guerra civil

A guerra civil aconteceu devido ao apoio de diversos países aos fiéis ao antigo governo, derrubado pelos bolcheviques. No entanto, o exército vermelho de Lênin consegue derrotar os revoltosos e manter-se no poder, gerando assim o isolamento de muitos países à URSS.

Revolução chinesa

A revolução chinesa foi um dos maiores acontecimentos históricos da história mundial, tendo sido realizada durante os anos de 1949 e 1962. Esta revolução, de forma geral, ocorreu por dois motivos principais, que são a busca do povo chinês por sua independência, além da luta dos camponeses por terras.

Neste período, a revolução chinesa liderada por Mao-Tsé Tung, os comunistas chineses assumiram o país de forma completamente devastada, uma vez que a China havia passado por vários anos de conflito contra o Japão e em sua guerra civil, o que causou fome e miséria para muitos chineses.