Inglês: Adjectives (Adjetivos)

Os adjetivos são uma classe de palavras utilizada para descrever ou qualificar substantivos e pronomes. A utilização deles consegue atribuir características a fala, possibilitando uma descrição mais detalhada e intensa. Em português, os adjetivos são utilizados após os substantivos ou pronomes e possuem concordância em gênero, número e grau. No entanto, em inglês o emprego destas palavras é bastante diferente. Aprenda agora a utilizar os adjetivos na língua inglesa de forma correta.

Inglês: Adjectives (Adjetivos)

Como empregar adjetivos em inglês?

A função dos Adjectives é a mesma em inglês, português e outras várias línguas: qualificar algo ou alguém. No entanto, o emprego da classe de palavras varia bastante entre as duas línguas, o que gera erros constantes na aplicação na língua inglesa. A primeira mudança evidente entre o emprego dos adjetivos na língua inglesa e portuguesa está na ordem em que a palavra aparece na frase. Enquanto em português o adjetivo vem após a palavra que ele busca qualificar, em inglês o adjective aparece imediatamente antes. Confira alguns exemplos:

Português: Uma menina bonita
Inglês: A beautiful girl

Português: Um menino alto
Inglês: A tall boy

Português: Uma pessoa chata
Inglês: A boring person

Entre as principais características dos adjetivos em inglês, também está à diferença em relação à concordância utilizada na língua portuguesa. Apesar da forma dos adjetivos mudarem constantemente em português, não há variação de concordância na língua inglesa. Isto é, independente de gênero, número e grau, os adjetivos são imutáveis. Confira alguns exemplos:

Português: Uma mulher loira / Um homem loiro
Inglês: A blond woman / A blond man

Português: Uma bola grande / Duas bolas grandes
Inglês: A big ball / Two big balls

Português: Um cara legal / Alguns caras legais
Inglês: One nice guy / Some nice guy

Apesar de não receber variações de concordância, alguns adjetivos podem ter diferentes sufixos, com o objetivo de gerar diferentes significados. Entre os adjetctives, os principais sufixos são o -ing e o -ed. Ambos expressam diferentes formas de referência a um mesmo adjetivo. Confira este exemplo:

Alicia’s reaction was surprising
Alicia was surprised

Ao empregar a palavra “surprising”, o adjetivo se refere à reação de Alicia, que, no momento, foi surpreendente. Já na segunda frase, a palavra “surprised” se refere à própria Alicia, como se ela estivesse surpresa. Deste modo, os diferentes sufixos podem se referir a diferentes palavras e expressar reações que, apesar de semelhantes, não são as mesmas. Confira mais alguns exemplos:

This show is so boring – Este programa é tão chato
I’m so bored with this show – Eu estou tão entediada com esse programa

I read a really interesting book – Eu li um livro muito interessante
I am really interested in the book – Eu estou muito interessado no livro

I had this shocking news about her – Eu tive essas notícias chocantes sobre ela
I am shocked with the news about her – Eu estou chocado com essas notícias sobre ela

Agora que você conhece melhor o emprego dos adjetivos na língua inglesa, fique atento à tradução. Para voltar à frase na língua portuguesa, basta reconhecer a que substantivo ou pronome o adjetivo se refere. Ao identificar a palavra, basta traduzir a frase de acordo com o gênero e o número empregado em português.

Tipos de adjetivos

Agora que você já sabe como utilizar os adjetivos na língua inglesa, é hora de aprimorar o seu vocabulário. Os adjetivos são divididos em grupos determinados pelo tipo de referência que as palavras fazem. Entre eles, existem os adjetivos de qualidade, quantidade, cores, entre outros. Confira alguns deles:

Quality adjectives: Os adjetivos de qualidade fazem referência a características específicas, sendo elas boas ou ruins. Confira o exemplo:

What a nice day!
She is so ugly.
This book is awesome!

Quantity adjectives: Os adjetivos de quantitade fazem referência a métricas quantitativas. Confira:

I had enough pie.
I want to have a few drinks today.
She wanted to buy all the shoes.

Colour adjectives: As cores também são empregadas como adjetivos, uma vez que atribuem características a algo ou alguém. Veja o exemplo:

He dressed his green shirt.
I don’t want to have a blue hair.
Her pink dress was a success.

Opinion adjectives: Estes adjetivos expressam características que não são explícitas, mas sim, que decorrem de opiniões do emissor. Confira os exemplos:

She looked pretty yesterday.
I think this movie is really funny.
I just had the best pie ever.

Possessive adjectives: Apesar de parecerem pronomes, eles fazem referência a posse de algum objeto. Veja:

Hey! Take your hands off my girlfriend!
Their classroom is right there.
Her dress looks nice!

Interrogative adjectives: São adjetivos que servem como auxiliares para fazer perguntas que se referem diretamente a um pronome ou substantivo. Confira:

Which book should I read?
What’s the best day to visit you?
Whose are they?

Demonstrative: os adjetivos demonstrativos servem para apontar a referência para o objeto ou pessoa em questão. Basicamente, fazem a função do “este” e “esta” em português. Veja:

This is my cat!
Those are the winners of the game.
That girl is annoying me!