Inglês,

Inglês: The weather

Você fica ansioso para ver a previsão do tempo quando assiste a um telejornal? Quer sempre saber se precisará levar agasalho e guarda-chuvas para a escola no dia seguinte? Assim como você, existem muitas pessoas que se baseiam nas previsões climáticas informadas na televisão para decidir quais roupas usar no outro dia. Pode ser um recurso muito útil, mas também pode fazer você errar feio e suar (ou tremer) litros. Mas muito mais do que isso, um hábito comum do brasileiro é utilizar as condições climáticas para puxar assunto com desconhecidos. Quem nunca soltou um comentário do tipo: “Tá calor né, será que chove?” para um estranho no elevador, que atire a primeira pedra (ou o primeiro guarda-chuvas).

Inglês: The weather

Esse pequeno diálogo costuma funcionar para “quebrar o gelo” quando não conhecemos bem uma pessoa, ou engrenar um papo com alguém que irá dividir o assento do ônibus com você pelas próximas horas, por exemplo. É claro que há pessoas que abominam ser abordadas dessa maneira, mas não custa tentar, não é mesmo? Mas será que funciona assim em qualquer idioma? Pensando nisso, talvez você comece a ficar preocupado sobre como puxar assunto caso um dia vá para o exterior.

Se este é o seu problema, relaxe. Abaixo, daremos algumas dicas de como expressar as condições climáticas em inglês. Porém, temos que dar uma notícia: você vai usá-las somente para falar do clima mesmo, pois tentar puxar assunto dessa forma, dificilmente funcionará com um estrangeiro.

Mas afinal, como falar do clima em inglês?

Clima ou estação pode ser traduzido para o inglês como weather.
Good: Bom – The weather is good today! (O tempo está bom hoje!)
Great: Ótimo – What a great weather (Que tempo bom!)
Nice: Legal – The metheorologist said that the weather will be nice tomorrow. (O meteorologista disse que o tempo estará legal amanhã)
Fine: Bom. – Thank God the weather is fine today (Graças à Deus o tempo está bom hoje)
Lovely: Amável – The weather is lovely. What a beautiful day! (O tempo está amável. Que bonito dia!)
Beautiful: Bonito – The weather is just beautiful. (O tempo está muito bonito)
Wonderful: Maravilhoso – What a wonderful weather, let’s go to the beach (Que tempo maravilhoso, vamos à praia)
Excellent: Excelente – The weather is excelente, enjoy it! (O tempo está excelente, aproveite!)
Gorgeous: Deslumbrante – The weather was gorgeous last week. (O tempo estava deslumbrante na semana passada)
Pleasant: Agradável – The weather was pleasant when I traveled (O tempo estava agradável quando eu viajei).
Bad: Ruim – Bad weather, isn’t it? (Que tempo ruim, não?)
Awful: Horrível – This Picture doesn’t look well because the weather was awful (Esta foto não ficou legal porque o tempo estava horrível).
Dry: Seco – It’s very dry today! (Está muito seco hoje)
Windy: Ventoso – What’s the weather like in São Paulo? It´s windy! (Como está o tempo em São Paulo? Está ventoso!)

Você pode substituir a condição do tempo em qualquer uma dessas frases também pelas seguintes:
Terrible: Terrível
Windless: Sem vento
Calm: Calmo
Still: Parado

Além dessas expressões, também podemos dizer como está o céu.

Cloudy: Nublado – Yesterday the sky was cloudy (Ontem o céu estava nublado)
Overcast: Escuro – The sky is overcast today. (O céu está escuro hoje)
Cloudless: Limpo, sem nuvens – Look at the sky! It’s cloudless. (Olhe para o céu, está limpo)
Dark: Escuro – The sky is already dark. It’s getting late. (O céu já está escuro. Está ficando tarde)