Formas de Expressão: Linguagem Oral, Escrita e Obra

Literatura,

Formas de Expressão: Linguagem Oral, Escrita e Obra

Formas de Expressão

As formas de expressão são maneiras das quais o ser humano se utiliza para transmitir algum tipo de informação. A fala, a escrita e até mesmo a arte são alguns tipos bastante conhecidos; há também a música e os filmes. A verdade é que existem inúmeras formas de se expressar.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre linguagem oral, escrita e obra – no caso, um livro.

Linguagem oral

A linguagem oral é aquela que começa a se desenvolver quando ainda somos bebês. O choro, os pequenos sons e até os gritos são formas de se expressar. Mas consideramos que a criança desenvolveu efetivamente esse tipo de linguagem quando começou a dizer suas primeiras palavras.

Resumidamente, podemos dizer que tudo que está ligado à fala é linguagem oral e esta é determinante para qualquer tipo de aprendizado. É ouvindo e perguntando que a criança irá aprender a escrever e desenvolver seu raciocínio.

Esse tipo de aprendizado não exige ir à escola, apenas necessita de uma pessoa próxima que ajude no processo de comunicação.

Linguagem escrita

A linguagem escrita é aquela que vemos nos livros, papéis e qualquer outro objeto que contém letras, palavras e frases. Surgiu quando houve a necessidade de transformar a fala em símbolos que pudessem ser compreendidos não somente através da linguagem oral.

Nesse tipo de linguagem há maior distância entre o emissor e o receptor da mensagem. Inclusive, quem escreveu não precisa necessariamente estar no mesmo ambiente.

Pode ser figurativa através de desenhos ou fazer uso de palavras. É também mais complexa e necessita de estudo e ida à escola para sua compreensão.

Obra

Definimos como obra quaisquer formas de expressão que foram transformadas em um livro. Pode ser uma história infantil, adolescente, um romance ou até uma biografia. Também podemos considerar quadros como obras – daí surge a ideia de obra de arte – pois como você leu anteriormente o uso de desenhos faz parte da linguagem escrita.