Gêneros Narrativos


Gêneros

O Gênero Narrativo vem do grego e é um estilo literário criado na Antiguidade, que significa descrever um fato real ou de ficção. Na época, ele se apresentou como uma alternativa aos outros reconhecidos como épico, dramático e lírico.

Os textos em prosa e sem rima criaram ramificações como o romance, a fábula, o conto, a novela e a crônica, que possuem suas próprias formas de contar uma história. Mas ainda assim se assemelham na sua estrutura e construção.

A Narrativa e suas divisões

No gênero narrativo tudo começa com uma história inicial chamada de enredo, que vai se modificando de acordo com um ou mais conflitos, clímax e epílogo. No início de sua criação, na Antiguidade, as narrativas eram epopeias que já possuíam personagens e uma construção de tempo e ação, mas que ainda eram compostas por versos.

O gênero se destacou por contar uma história, mesmo que a partir de fatos heroicos verdadeiros ou imaginários, com base na Mitologia. Uma das epopeias narrativas mais conhecidas da época é Ilíada e Odisseia, de Homero, que contava a Guerra de Troia.

O gênero narrativo mais próximo do atual surgiu na Era Clássica, no início da Idade Média e cujas histórias eram mais próximas a vida humana. Mesmo que a linguagem fosse da prosaica à utilização de um estilo mais rebuscado, o estilo foi criando vida e outras divisões, tais como:

1 – Novela: divide a narrativa em episódios com uma estrutura dinâmica, cujos conflitos vão surgindo e encontrando soluções ao longo da trama;

2 – Romance: a narrativa é mais longa, composta por capítulos que ajudam a enriquecer a história. Os personagens possuem conflitos que os ligam no decorrer na trama, que levam ao que descreve o tema da história. Mesmo que a divisão narrativa tenha ganhado expressão no século XVIII, ela foi criada no início da Idade Média;

3 – Fábula: tanto os personagens quanto o ambiente das narrativas de uma fábula possuem animais com ações humanas e propõem ao leitor uma mensagem ligada a moral;

4 – Conto: diferente do romance, o conto tem uma narrativa mais curta, sem uma grandiosidade de personagens e em média com apenas um conflito;

5 – Crônicas: é uma divisão muito usada no tempo contemporâneo e é composta por um texto menor, que retratam ações comuns do dia a dia. Pode envolver diversos temas, sempre usando uma linguagem mais coloquial.

Há ainda outras subdivisões como Ensaio, Lenda, Anedota, Apólogo e Parábola.