Resumo A Hora da Estrela


A Hora da Estrela é uma das obras literárias brasileiras mais famosas de todos os tempos. Escrito por Clarice Lispector, o romance conta a história de Macabéa, uma datilógrafa alagoana que se muda para o Rio de Janeiro e tem o dia a dia narrado por Rodrigo S.M, um escritor fictício.

Resumo sobre o conto A Hora da Estrela - Clarice Linspector

O romance é o mais famoso de Clarice Lispector e, não à toa, foi adaptado para as telinhas cinematográficas em 1985 por Suzana Amaral. A seguir, confira um resumo de A Hora da Estrela.

Resumo A Hora da Estrela

Um dos principais personagens da história é Rodrigo S.M., o narrador da trama. Ele não só cria, como narra o cotidiano de Macabéa. Além disso, também se identifica com a alagoana mesmo quando não concorda com seus atos.

Macabéa, por sua vez, é a personagem principal da história. Natural de Alagoas, é ignorante, virgem e possui apenas 19 anos. Se mudou para o Rio de Janeiro com a tia que a cria desde os 2 anos e trabalha como datilógrafa.

Assim que a sua tia falece, Macabéa passa a dividir moradia com quatro garotas, todas funcionárias das Lojas Americanas. São elas Maria da Penha, Maria José, Marinha Aparecida e Maria.

Certo dia, o chefe da alagoana, Raimundo, lhe avisa com antecedência que será mandada embora por errar muito na datilografia dos arquivos. Neste mesmo lugar trabalhava Glória (que se considerava a mais bonita e sensual da empresa).

Uma característica sobre Macabéa merece destaque: apesar de não ter o vocabulário muito amplo, ela adorava ouvir a “Rádio Relógio”, onde os locutores falavam várias palavras novas.

Em um dia de muita chuva, Macabéa conhece Olímpico de Jesus – que no dia, se apresentou com o nome completo: Olímpico de Jesus Moreira Chaves. Ele era paraibano e trabalhava como metalúrgico.

Os dois tinham dificuldade para se comunicarem: ela por não saber o que dizer e ele por se julgar superior a ela, mesmo sem conhecer tanto quanto acha que conhece. Para garantir ascensão social, o ambicioso Olímpico era capaz de tudo. E foi assim que, após conhecer Glória, ele começou a se afastar de Macabéa.

A alagoana, machucada com o rompimento, decidiu se transformar em outra pessoa – copiando a identidade da famosa atriz hollywoodiana, Marilyn Monroe. Para tal, comprou um batom vermelho e se embelezou. Glória tira sarro da mudança da amiga, porém, a convida para um jantar em sua casa – onde lhe indica também um médico.

A visita ao médico foi humilhante, já que ele afirmava não trabalhar para e com pobres. Ele distrata a alagoana, que não responde na mesma moeda. Após outra visita, ela descobre que está com tuberculose.

Macabéa, uma mulher que não guarda mágoas, logo volta a conversar com sua amiga Glória – e esta por sua vez lhe indica uma cartomante. A alagoana vai a visita de Madama Calota e é enganada. A cartomante a diz que ela será muito feliz e que, em pouco tempo, conhecerá um verdadeiro príncipe encantado.

Macabéa sai feliz e, basta dar o primeiro passo na rua para que seja atropelada por um verdadeiro ‘carrão’: um Mercedez Bens em tons de ouro.

A trama termina quando Macabéa diz que preferia ter vomitado ‘uma estrela de mil pontas’ no lugar do sangue. O narrador também finaliza o conto refletindo sobre a temática morte e instigando a imaginação, ao dizer que sua vida, por enquanto, está em ‘tempo de morangos’.

A referência do final também é intrigante. A cartomante diz à Macabéa que ela se casará com um homem loiro e estrangeiro. O homem que dirigia a Mercedes Bens tem, exatamente, essas características.

Resumo dos personagens da obra A Hora da Estrela

A seguir, confira um breve resumo sobre os personagens de A Hora da Estrela.

• Rodrigo S.M.
Rodrigo é o narrador da história e o leitor logo percebe que ele nada mais é do que uma representação de Clarice (escritora).

• Macabéa
Macabéa, por sua vez, é a principal personagem do romance. A nordestina de Alagoas é pobre, tem 19 anos e é considerada pelo narrador ‘desleixada’. Ela se muda para o Rio de Janeiro e, ao perder sua tia, fica totalmente sem família na cidade. Sua ignorância é tanta que ela mal consegue reconhecer que está infeliz.

• Glória
Glória é a colega de Macabéa que trabalha com ela. Ela não é exatamente bonita, porém, tem traços que a tornam sensual. O metalúrgico Olímpico para de se relacionar com Macabéa após conhecê-la.

• Olímpico de Jesus
Olímpico é o primeiro – e último – homem com quem a personagem principal se relaciona. Ele também é nordestino (da Paraíba), é extremamente ambicioso, interesseiro e sem escrúpulos.

• Madame Carlota
Apesar de não aparecer muito no decorrer da trama, Madame Carlota é a cartomante que diz algumas mentiras para Macabéa minutos antes de sua morte.