Poliedros: Prismas, Paralelepípedo e Cubo


Poliedros

Os poliedros são, em regra geral, sólidos formados por polígonos planos, que se unem por meio de segmentos e formam os lados de um poliedro. A seguir, veja mais sobre alguns tipos de poliedros.

Prismas

Os prismas são poliedros formados por duas faces paralelas e congruentes (as quais são a base do prisma) e as faces laterais (paralelogramos). Esses poliedros podem ser classificados em: prisma oblíquo ou prisma reto.

Prisma oblíquo: quando as arestas laterais são oblíquas às da base.
Prisma reto: quando as arestas laterais são perpendiculares às da base.

Para se obter a área total de um prisma, é preciso somar as medidas das áreas que formam a base do prisma com a medida da área da superfície lateral (face). Além disso, é possível medir também a área da base, sabendo que a área da superfície da figura da base é a mesma área da superfície da base.

Paralelepípedos

Os paralelepípedos são prismas que têm a sua base classificada como paralelogramos. Assim como os prismas, os paralelepípedos podem ser retos ou oblíquos. Quando se trata de um paralelepípedo retângulo, as medidas são calculadas no total, ou seja, não é comum calcular as medidas isoladas da base ou da lateral. Quando isso acontece, basta analisar os lados e calcular a área do retângulo que serve de base e lateral.

O paralelepípedo retângulo é classificado como reto e apresenta três dimensões: altura, largura e profundidade. O mais comum de se calcular nestes casos (paralelepípedo retângulo) é o volume, que pode ser obtido através do produto da medida da área da base pela medida da altura.

Cubos

Os cubos são prismas classificados como retos, que apresentam todas as suas faces (lados) quadrados e pode ser nominado também de hexaedro regular.

Assim como os paralelepípedos, não é comum calcular de forma individual as medidas de base ou laterais de um cubo, mas os valores podem ser obtidos por meio do cálculo da área de um dos quadrados.

A área total de um cubo é calculada por meio da expressão: St = 6 • área da superfície do quadrado: S = 6 • a2.