Progressão Geométrica: Soma dos Termos de uma PG e Interpolação Geométrica


Progressão Geométrica

Neste post, vamos fazer uma revisão sobre progressão geométrica – soma dos termos de uma PG e Interpolação Geométrica, um dos conteúdos mais cobrados nas provas. Vamos lá?

PG – Progressão Geométrica

Você sabe o que é? É uma sequência numérica que respeita uma determinada lei de formação, em que todo termo, a partir do segundo calculado por meio do produto entre o termo anterior e uma constante q, que é denominada razão da progressão geométrica.

A fórmula pode ser representada por: an = a1 . qn – 1

Interpolação e soma da progressão geométrica

A interpolação pode ocorrer entre dois termos qualquer sendo a1 e an, ou seja, encontrar números reais que existam entre a1 e an, para que a sequência seja considerada uma PG. A fórmula usada é: an = a1 . qn – 1.

Para fazer a interpolação, também é fundamental encontrar o valor da sequência da PG. A soma dos termos da progressão geométrica finita é dada pela fórmula:
Sn = a1 + a2 + a3 + … + na

A soma que corresponde aos termos de uma PG é representada por:
Sn = a1 (qn 1) / q – 1

Em que:

Sn = soma dos termos da sequência

A1= termo inicial

Q= razão

N= número que corresponde aos termos

Que tal começar a treinar? A melhor forma de aprender progressão geométrica é por meio de exercício. Resolva o máximo de questões que conseguir e depois revise as que você tiver dificuldade. Entenda o conceito, o raciocínio e pratique.

– Faça revisões das questões nas quais que você teve mais dificuldade.

-Refaça para entender o porquê você errou. Tende identificar os seus pontos fortes e fracos para saná-los.

– Matemática não é difícil e você pode aprender. Por isso, não desista e confie na sua capacidade para dominar qualquer conteúdo.