Resumo sobre Pitágoras

Matemática,

Resumo sobre Pitágoras

Neste resumo sobre Pitágoras vamos saber um pouco sobre quem foi este filósofo tão importante para a matemática e, por usa vez, para tudo que temos nos dias atuais.

Biografia de Pitágoras

Antes de saber sobre a obra do filósofo e quais foram os principais pensamentos que ficaram marcados na história da humanidade, vamos aprender um pouco neste resumo, sobre Pitágoras e sobre a biografia dele.

Pitágoras de Samos nasceu aproximadamente entre os anos de 570 antes de Cristo e 571 antes de Cristo, em uma cidade grega chamada de Samos. Por isso, ele ficou conhecido na época como Pitágoras de Samos. Ele foi o fundador de uma escola de pensamento grego, onde se discutia ética e política, foi o responsável por influenciar o pensamento científico com caráter político na época.

Pitágoras

Além disso, a escola de Pitágoras também tinha o pensamento matemático como sendo um dos principais, o que fez com que ele fosse o responsável pelo desenvolvimento matemático. Ele tinha muitos adeptos e seguidores na região onde estava a escola, em Crotona e também por toda a Sicília.

A história de Pitágoras está cheia de episódios considerados lendários e imaginários e, muitas vezes, fica difícil de ter certeza o que foi verdadeiro ou não. Acredita-se que ele recebeu o nome de Pitágoras, depois que uma sacerdotisa profetizou à mãe dele, que ele seria uma pessoa extraordinária. Ela então decidiu dar este nome em homenagem à Pitonisa (sacerdotisa).

Acredita-se também, que ele foi casado com uma de suas alunas, que era física e que as duas filhas geradas neste casamento é que tenham herdado e dado continuidade à escola de Pitágoras depois de sua morte, em 497 antes de Cristo ou 496 antes de Cristo.

O pensamento e Escola de Pitágoras

Como estamos fazendo um resumo sobre Pitágoras, não podemos deixar de falar sobre os pensamentos difundidos na escola deste grande filósofo. Um pensamento que foi muito responsável pela forma matemática que vemos o mundo ainda hoje.

Todos que participam da Escola de Pitágoras eram adeptos dos números. Ou seja, segundo eles, todo o cosmos é regido por relações matemáticas e a partir da observação dos astros, eles chegaram à conclusão de que o universo possuía uma ordem. As evidências disso estariam, para eles, bastante claras nas noites e nos dias, nas mudanças de estações do ano e no movimento das estrelas. Eles não distinguiam as leis, formas ou substâncias. Eles acreditavam que o número era o elo que estaria entre os quatro elementos: Terra, Ar, Fogo e Terra.

A escola de Pitágoras utilizava um pentagrama como símbolo, pois acreditavam que possuía algumas propriedades únicas e interessantes. Não mágicas, mas sim numéricas, já que ele surge através do traço de linhas diagonais e pentágonos. Acredita-se que era uma espécie de sociedade secreta, com uma centena de alunos que compartilhavam pensamentos matemáticos e formavam uma espécie de irmandade religiosa também. Alguns dizem que eles acreditavam, inclusive, na reencarnação da alma em outros corpos e, portanto, na imortalidade da alma.

Foi durante uma das muitas observações das estrelas e planetas que o grupo de Pitágoras chegou à conclusão de que a Terra é redonda, chamada de estrela das estrelas e que girava em torno de um fogo central. Alguns dos estudantes da escola de Pitágoras, chamados de Pitagóricos até chegaram a falar sobre a rotação da Terra em um eixo, mas sem dúvidas a maior descoberta do grupo foi a geometria, principalmente com relação aos estudos dos triângulos. Esta descoberta é chamada de Teorema de Pitágoras.

O Teorema de Pitágoras diz que: em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.

Pitágoras acreditava que no mundo, todas as coisas são números e que a libertação das almas só se daria através de um esforço unicamente mental e intelectual. Para ele, a purificação da alma se dá a partir da descoberta destes números e de seu entendimento de que a alma é uma unidade harmônica.

Principais descobertas de Pitágoras

Para finalizar o resumo sobre Pitágoras, vamos apontar rapidamente quais foram as principais descobertas do grupo que fazia parte de sua escola. Todos voltados aos números:

* Números Figurados

* Números Perfeitos

* Teorema de Pitágoras

Pitágoras é considerado o primeiro matemático puro. Mas é muito difícil saber o que de real aconteceu na vida deste pensador e o que são lendas imaginárias. Toda a tradição de sua escola e os seus ensinamentos eram feitos oralmente, portanto nada ficou escrito deste período tão importante.

Os primeiros trabalhos escritos que citam a escola e o pensamento de Pitágoras só são encontrados cem anos após a sua morte. Aqueles que estudaram a vida de Pitágoras e se dedicaram a escrever sua biografia, dizem que é possível saber que ele costumava repetir muito para seus alunos a frase: “todas as coisas se assemelham a números”.