Coesão, Coerência, Pronomes Relativos, Conjunções e Uso da Pontuação


Coesão, Coerência, Pronomes Relativos

Ao elaborarmos um texto é preciso garantir que nossos interlocutores irão compreender aquilo que tentamos comunicar. Por isto devemos estabelecer relações de sentido entre as partes da produção textual. Garantimos assim que exista coesão, o que favorece um conjunto harmônico e com uma boa ordenação de ideias, a coerência. Entenda melhor a relação entre coesão, coerência, pronomes relativos, conjunções e uso da pontuação a seguir.

Coesão, Coerência, Pronomes Relativos, Conjunções e Uso da Pontuação: como se relacionam?

• Coesão

Como resumimos no preâmbulo, ao falarmos de coesão nos referimos ao modo como os enunciados de um texto são interligados. Assim cada sentença, parágrafo e trecho da escrita fica bem amarrado. As ferramentas que permitem alcançar um texto coeso são os pronomes, as conjunções, as preposições, assim como a pontuação.

• Coerência

Ligada ao fator anterior, mas também ao conteúdo textual, está a coerência. Deve-se entender que cada fragmento do texto precisa se complementar, sem que exista contradição entre os termos. Quando coerente, a escrita se ordena de forma lógica, encadeando ideias e argumentos. Aqui devemos lembrar que um texto sem coesão, muito provavelmente será também incoerente.

• Pronomes relativos

São usados para fazer referência a termos anteriormente citados, ajudando a estabelecer a coesão. Com o seu auxílio o desenvolvimento do texto pode se tornar menos repetitivo, evitando o uso recorrente de palavras.

• Conjunções

São, como indica o nome, um recurso para unir duas sentenças/ideias. No entanto, estes conectivos devem ser utilizados cuidadosamente. E isso porque nas muitas opções existentes na língua portuguesa há sempre o contexto mais adequado para a sua aplicação.

• Uso da pontuação

Outro fator de extrema importância para dar sentido a um texto, mas que requer atenção. A má utilização da pontuação tem o poder de alterar por completo o sentido de uma frase. Quanto ao seu uso adequado, ela serve para construir relações semânticas, mostrando-se indispensável para uma escrita coesa e coerente. Com este tópico você acabou de conferir a relação entre coesão, coerência, pronomes relativos, conjunções e uso da pontuação.