Conotação e Denotação


É interessante analisar o quanto a língua portuguesa é um idioma rico que se sobressai diante de alguns outros, devido aos mais variados detalhes que a compõe. Com regras bem específicas é possível conhecer um novo universo que se distingue de outras línguas e ensina a todos qual a real importância em entender os sentidos de uma linguagem, principalmente em um idioma que possui tanta versatilidade, criatividade e diferenciais que o tornam algo basicamente único.

A língua portuguesa de fato pode ser considerada um idioma complexo devido as suas milhares regras gramaticais, mas o que torna única é justamente a riqueza dos detalhes que existem em cada palavra e os seus milhares de significados. Em um texto literário é impossível ler cada uma das colocações sem cogitar a possibilidade de estar diante de uma linguagem que não tem um único sentido. E acredite, na língua portuguesa isso ocorre basicamente a todos os momentos.

Conotação

Ao utilizar palavras em contextos diferentes é possível criar novos sentidos que destacam uma frase diante da outra. São valores criados a partir da afetividade ou até mesmo sociais que tornam cada palavra dita ou escrita algo único e interessante no português. Para entender esse fato ainda melhor é possível citar a semântica que existe na língua portuguesa, e passa a estudar o significado das palavras como uma forma eficaz para entender os sentidos de uma palavra.

Na língua portuguesa existem alguns fatos linguísticos que permitem entender ainda mais como ocorre os sentidos das palavras. A conotação e a denotação podem ser descritas como ocasiões que passam a representar as variações ou sentidos de cada palavra. Com isso se torna mais do que necessário entender como funciona cada uma das ocasiões e quais são especificamente os sentidos, significados e representatividade de conotação e denotação na língua portuguesa.

Entendendo como funciona a Denotação

O fato de empregar um sentido denotativo na palavra pode ser caracterizado quando ocorre a sua representação em uma frase utilizado o seu sentido comum. Ou seja é possível dizer que a denotação é basicamente o emprego de palavras no seu sentido habitual que passa a adotar o seu significado original ou comum – aquele que sempre estará na maioria dos dicionários. Essa representação e mais comum em frases que adotam um significado claro e também objetivo.

A denotação pode ser descrita como o sentido da palavra que tem como finalidade principal o fato de informar certa pessoa (no caso a pessoa que recebe a informação, o receptor) com algo que seja relativamente claro e objetivo. Ou seja, a frase que recebe uma palavra no sentido de denotação acaba adotando um sentido mais prático e útil, como é o caso das notícias publicadas em jornais, além de textos de regulamentos ou instruções, bulas de medicamentos e outros.

Para entender melhor como funciona o sentido da denotação veja algumas frases que adotam um significado mais objetivo e comum da palavra:

– A fera devorou a presa.

– Ontem fiz um doce de chocolate.

– O elefante é um mamífero.

– Já li esta página do livro.

– A empregada limpou a casa.

Entendendo como funciona a Conotação

O fato de empregar um sentido conotativo na palavra caracteriza-se como aquela que passa a se diferenciar do seu sentido original ou seja, a palavra fica sujeita a ter diferentes significados ou interpretações a partir do seu uso. O sentido conotativo de uma palavra tem como objetivo provocar certos sentimentos para os que leem ou escutam uma palavra específica. De fato essa representação se refere aos sentidos e associações que vão muito além da originalidade.

De forma clara o sentido de conotação para uma palavra é aquele que irá muito além do senso comum e que passa a ser utilizado em frases de sentidos distintos. Basta analisar a palavra fera que pode ser utilizada em seu sentido original de animal e também em outros sentidos, como é o caso da frase colocada como exemplo logo abaixo que demonstra a possibilidade de utilizar esse termo como algo que signifique uma característica boa ou interessante do homem.

Para entender melhor como funciona o sentido da conotação veja algumas frases que adotam um significado mais objetivo e comum da palavra:

– Ele e fera em basquete.

– Maria é um doce de menina.

– Você é o meu sol.

– Minha vida é um mar de tristezas.

– Você tem um coração de pedra.

A conotação e denotação são representações dos significados e possibilidades de se usar determinada palavra em uma frase. Entender que a língua portuguesa tem suas variações é essencial para utilizar as palavras em uma frase que realmente faça sentido e que represente alguma ação ou caracterização. Portanto, lembre-se que a denotação é para os significados originais e a conotação são as palavras que adotam outra “realidade” além do seu sentido próprio.